• Indústria
  • Produtividade
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Varejo

Vantagens do home office para a empresa: entenda o contexto do trabalho remoto

Matheus Lambertucci Cardoso
  • 16 de abril de 2020
  • 5 min de leitura

A modernidade, a transformação digital e a evolução tecnológica geraram mudanças em diversos âmbitos, inclusive no cenário corporativo. Nesse contexto, o trabalho remoto merece posição de destaque. Assim, conhecer as vantagens do home office para uma empresa configura uma tarefa obrigatória para todo empreendedor antenado e com mindset de crescimento. 

Em tempos de crise, permitir que um colaborador trabalhe remotamente também é importante. Mesmo assim, o Brasil ainda não abraçou essa cultura. Segundo pesquisa da Citrix de 2019, somente 31% dos gestores oferecem essa alternativa de trabalho. Contudo, mais de 50% deles declararam que a produtividade não seria afetada. 

Um estudo da Stanford também mostrou isso. Segundo ele, questões essenciais do dia a dia, como o desempenho de um funcionário, melhoram significativamente quando ele tem a possibilidade de trabalhar onde deseja. 

Mesmo com esses dados, o trabalho remoto não faz parte da realidade das companhias brasileiras. O principal motivo para isso é o conservadorismo empresarial, como afirmaram 40% dos empreendedores entrevistados na pesquisa da SAP. 

Segundo Marco Tulio Zanini, professor da Fundação Getúlio Vargas, isso acontece no Brasil pelo fato de nosso país apresentar uma elevada desigualdade social e também uma grande diferença hierárquica no trabalho. 

“Como existe uma grande distância de hierarquia, o cargo tem muito poder e os profissionais passam a trabalhar para o chefe ali ao lado, e não para a qualidade do produto ou do serviço final.” 

Nesse sentido, conhecer as opiniões dos funcionários também é crucial. De acordo com o estudo da Dell e da Intel “Global Evolving Workforce”, mais de 50% dos brasileiros veem vantagens de trabalhar home office, pois rendem muito mais do que no regime corporativo. Um dos motivos que explicam isso é o fato de que em casa o estresse é bem menor. 

Para saber se compensa ou não para sua organização ter colaboradores trabalhando remotamente, entender o que significa home office e descobrir quais são as vantagens do home office para sua empresa, basta seguir com sua leitura.

O que significa home office?

Home office significa trabalhar de modo remoto. De forma simples, isso quer dizer que as pessoas exercem suas funções em suas próprias casas ou em espaços alternativos, como coworkings, parques e cafés.

Em linhas gerais, esse modelo de trabalho é mais utilizado por profissionais autônomos. No entanto, muitas companhias também o oferecem. 

Fácil entender como funciona o trabalho home office, não? Continue lendo para saber como implantar home office em uma empresa. 

Vantagens do home office para a empresa: top 4 razões essenciais para considerar

Saiba agora quais são as quatro vantagens de home office para uma empresa. 

1. Otimiza a produtividade

O home office é uma modalidade de trabalho que oferece mais conforto e comodidade ao funcionário. Esse aspecto influencia diretamente a produtividade, isso porque o colaborador pode organizar e decorar o ambiente de acordo com seu gosto. Logo, representa para ele uma bela vantagem de trabalhar home office. 

Sem contar que o fato de poder administrar melhor a sua rotina, como escolher os melhores horários, caso a empresa permita, melhora o rendimento e o bom-humor. 

2. Aumenta a retenção de talentos

Toda empresa de sucesso valoriza certas questões, a satisfação de seus profissionais, certamente, é uma delas.

Dessa forma, uma das principais vantagens do home office para empresa é o fato de que ao oferecer a possibilidade do trabalho remoto, o colaborador percebe esse ato genuíno e considera a organização visionária e de vanguarda. Logo, trabalha mais feliz e você mantém esse talento em seu time. 

Nesse TED, Patty McCord, a ex-diretora de talentos da Netflix, compartilha seus principais insights sobre essa questão. Confira o vídeo completo.

3. Conquista melhores funcionários

Hoje priorizar a qualidade de vida é tão importante quanto bons salários. Desse modo, ao observar que a sua empresa oferece o trabalho remoto, muitos colaboradores ficarão de olho em sua organização e, provavelmente, caso recebam uma proposta sua e de outra companhia que não conte com essa modalidade de trabalho, optarão por sua empresa. 

Além disso, por meio do regime home office, uma empresa tem acesso aos melhores profissionais do mundo. Isto é, não fica limitada geograficamente na hora de contratar.

Também é válido destacar que não é só a companhia que escolhe os melhores candidatos. Isso porque um excelente colaborador também tem condições de optar pela companhia que apresente a ele as melhores condições.

Crédito: Sapho

4. Reduz custos

Organizações que contratam em regime home office não precisam gastar com o deslocamento de seus colaboradores, economizando com pagamento de passagens e de gasolina. 

Além disso, contas de água e luz, por exemplo, serão significativamente menores. 

Sem falar no aluguel de salas para reunião, por exemplo. Nesse sentido, encontros por videoconferência resolvem essa questão. 

Leia também: “Trabalho temporário: entenda os desafios do RH nessa relação”

Como implementar home office na empresa?

Para implementar o home office em sua empresa, é preciso fazer um diagnóstico completo sobre as metas de sua organização e os aspectos legais que essa modalidade de trabalho apresenta. 

Também é importante analisar o perfil de seu time para entender se ele se alinha ao trabalho remoto. Por último, é recomendável fazer um programa piloto e, assim, testar se esse gênero de trabalho funciona ou não para sua companhia. 

Como pôde perceber ao longo deste post, as vantagens do home office para empresa são bastante atrativas, não é mesmo? Para ajudá-lo em sua jornada corporativa, você pode contar com parcerias inteligentes, como a da Acesso Digital!

Isso porque a empresa apresenta uma excelente solução para quem deseja contratar colaboradores: o Acesso RH.

O Acesso RH é uma ferramenta de autosserviço e onboarding digital. Ela diminui a burocracia da admissão, otimiza custos e dá agilidade ao processo de admissão reduzindo em até 99% o tempo das contratações. 

Com o Acesso RH, o próprio candidato encaminha sua admissão pelo celular e sem sair de casa. Simples assim! 

Por meio dessa tecnologia, o candidato recebe a notificação para início do cadastro via SMS ou e-mail e ainda consegue visualizar o agendamento de seu exame admissional, ter acesso à carta de abertura de conta e assinar documentos eletronicamente. 

Em relação aos documentos, você também não precisa se preocupar, pois essa solução permite a análise e a validade desses títulos junto ao eSocial e correios. Em caso de documentação errada, o candidato é notificado. 

Mais de 200.000 pessoas já foram admitidas por meio dessa solução revolucionária e 97% dos candidatos a aprovaram!

Diante desses números excepcionais, é possível concluir que optar por essa solução é uma atitude assertiva, não? Que tal pedir uma demonstração sem compromisso? Para isso, basta clicar aqui! Crédito da foto de capa: UOL

Artigos relacionados