• Produtividade
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia

RH Digital: qual sua importância e porque implantar em sua empresa

Camila Silva
  • 15 de julho de 2020
  • 6 min de leitura

Hoje, para que uma empresa possa alcançar o diferencial competitivo e ter a oportunidade de se destacar no mercado, existe a necessidade de buscar por alternativas que permitem a produtividade de seus profissionais e também a automatização de processos. Na área de recursos humanos, não é diferente. O RH digital, surgido após a revolução tecnológica propiciada pela internet, contribui efetivamente para um posicionamento mais estratégico e também reduzir a burocracia dos processos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre esse conceito, fique por dentro das ferramentas que podem ser utilizadas, além de conferir os benefícios que ele traz para o setor e também para a empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é RH digital?

Conforme abordado, o RH digital surgiu para diminuir burocracias e também trazer mais facilidades para o trabalho da equipe. Assim, os desafios existentes no setor e também os gargalos de produtividade podem ser facilmente solucionados pelas novas ferramentas disponíveis no mercado, proporcionando um melhor rendimento de toda a equipe para as funções comuns da área.

O surgimento desse conceito comprova sobre a tendência que vem impactando as organizações nos últimos anos: a transformação digital. Ao abordarmos sobre esse tema, não estamos nos referindo apenas à adoção de novas tecnologias na empresa, como também à uma mudança cultural do negócio.

Entre as vantagens ocasionadas por ela, deve-se destacar especialmente a maior satisfação dos clientes com o trabalho fornecido, o melhor controle na gestão, além da simplificação das funções básicas do dia a dia, bem como a redução de custos ocasionada por essas mudanças.

Na área de Recursos Humanos, pode-se afirmar que o RH Digital trouxe oportunidades para que o setor estivesse mais moderno e proporcionasse uma melhor experiência aos colaboradores e também aos candidatos, com processos seletivos totalmente adaptados para uma nova realidade, além de proporcionar a oportunidade de cadastros digitais dos candidatos selecionados.

Quais os benefícios do RH Digital para a empresa?

Agora que você já sabe o que é o RH Digital e a sua relação com a Transformação Digital, chegou momento de entendermos quais são os benefícios trazidos para as organizações.

Aumento da produtividade

Entre os principais ganhos de adotar o RH Digital, o aumento da produtividade destaca-se como um dos principais. Buscar por ações que possam proporcionar um foco mais estratégico aos colaboradores contribuirá para que os profissionais busquem continuamente por inovação para que a empresa possa contar com melhores resultados, uma vez que tarefas manuais e processuais serão automatizadas.

Nesse sentido, os colaboradores estarão mais engajados, justamente pelo fato de a empresa preocupar-se continuamente em oferecer soluções mais adequadas para que as suas funções sejam facilitadas, o que vai gerar um melhor desempenho do negócio como um todo.

Todas essas mudanças permitirão uma equipe que esteja em sintonia ao que a empresa procura, trazendo um ambiente de trabalho mais saudável e propiciando a retenção de talentos, o que gera economia e também melhorias para a imagem da organização.

Redução de custos

Outro ponto que deve ser destacado está relacionado à redução de custos proporcionada pelo RH Digital. Além de a estratégia ser ecologicamente sustentável, pois vai haver uma redução significativa na impressão de papéis e de documentação de seus profissionais, a adoção de tecnologia no setor proporcionará a união de todas as informações em um único espaço.

Antes de surgirem ferramentas que auxiliassem essa questão no trabalho, era comum contar com colaboradores específicos para a atualização de documentos e planilhas, de modo que a empresa tivesse um controle mais eficaz sobre as suas informações. Nesse sentido, todo o pessoal de sua equipe poderá trabalhar em prol de alcançar as metas pré estipuladas, trazendo ideias mais estratégicas e proporcionando o crescimento da empresa como um todo.

Facilidade de acesso

A documentação de seus profissionais precisa estar constantemente atualizada. Caso essas informações estejam presentes em seu negócio de forma física, além de ocupar um significativo espaço de sua infraestrutura, existem os riscos de que algum documento se perca ou esteja em pastas com nomenclaturas diferentes, o que dificultaria o acesso a esses dados.

O RH Digital proporciona, nesse sentido, uma facilidade de acesso às principais informações de seus profissionais, desde holerites, controle de férias, até as folhas de pagamento e também documentos pessoais. Além disso, existe a possibilidade de acessar de qualquer lugar, o que proporciona mais segurança para questões pontuais (necessidade de home office, por exemplo).

Além disso, as ferramentas contam com uma boa usabilidade, permitindo com que os colaboradores possam aprendê-las e acessá-las sem dificuldades, uma vez que as soluções contam com treinamentos e suporte para o seu quadro de colaboradores.

Otimização da comunicação interna

Buscar por estratégias que contribuam para o aprimoramento da comunicação interna permitirá que a empresa tenha mais credibilidade e transparência perante os seus profissionais, levará informações mais rápidas e precisas aos colaboradores, além de transmitir o sentimento de pertencimento para a equipe. Além disso, vai permitir um maior alinhamento e também um intercâmbio de conhecimento entre todos os colaboradores, o que aumenta a motivação e o engajamento como um todo.

Mas como o RH Digital contribui nesse sentido? Por meio de ferramentas internas, existe a possibilidade de implementar canais de comunicação, garantindo que haja um relacionamento mais próximo entre as lideranças e seus membros, além de o próprio RH ter a oportunidade de trazer conteúdos informativos para os membros da empresa.

Contribui para o monitoramento de resultados

Seja qual for a estratégia adotada pela organização, existe a necessidade de monitorar constantemente os resultados para que se possa aplicar melhorias no processo e entender como essas estratégias vêm impactando o negócio como um todo. É preciso, ainda, que todas as áreas conheçam seus resultados, reconhecendo os profissionais que mais se destacam em relação a esses números e trazendo a oportunidade de criar planos satisfatórios replicando ações bem-sucedidas.

No entanto, isso só é possível por meio de uma análise de relatórios com dados reais e completos, contribuindo para que pontos que precisam de melhorias sejam trabalhados por toda a equipe, trazendo resultados mais significativos para o setor e também para a empresa.

Desenvolve o recrutamento e seleção

Entre as vantagens de um processo de recrutamento e seleção de qualidade, destaca-se principalmente a redução do turnover, o que gera economia para a empresa, além de um melhor desempenho dos colaboradores contratados. Deve-se levar em consideração, ainda, o fato de que a cultura da empresa pode ser melhor aplicada, uma vez que esses pontos serão avaliados no processo e a escolha por candidatos que mais se adéquam ao perfil do negócio será priorizada.

Devido a essa importância, recrutamento e seleção foram algumas das atividades que mais evoluíram no RH, com o objetivo de trazer profissionais que tenham competências técnicas, mas que também se encaixem na vaga oferecida, o que trará como consequência melhorias no clima organizacional da empresa.

Nesse sentido, a inserção da tecnologia contribuiu para que o processo de recrutamento e também a admissão dos colaboradores pudessem ser feitos de forma automatizadas, remotas e com uma triagem de currículos feita de forma mais eficaz, o que facilita o trabalho da equipe e aumenta a qualidade do processo.

Como transformar o RH em uma área digital?

Para que a área de RH de sua empresa se transforme digitalmente, é preciso seguir algumas dicas importantes. A seguir, selecionamos as principais.

Simplifique processos

O primeiro passo é fazer uma análise dos processos existentes na área de Recursos Humanos. Quais deles poderiam ser simplificados para trazer uma melhor experiência aos profissionais e também para os candidatos que passarem pela etapas do recrutamento e seleção?

Por meio dessa avaliação, a sua equipe entenderá de forma mais precisa quais são as ferramentas necessárias para que haja as mudanças apontadas. Por essa razão, escute o que os colaboradores têm a dizer e conheça detalhadamente os gargalos existentes.

Tenha prioridades

Nessa etapa para a transformação digital do RH, muitas ideias vão surgir. No entanto, existe a necessidade de priorizar aquelas que mais trazem impactos para o dia a dia do setor. Para isso, avalie:

  • quais as funções que exigem muito tempo de seus profissionais;
  • quais as etapas do processo que mais trazem custos;
  • quais são as principais queixas de seus colaboradores.

Estude as ferramentas disponíveis no mercado

Com as prioridades em mãos, você terá a oportunidade de estudar as ferramentas disponíveis no mercado que vão contribuir para automatizar as tarefas operacionais da área de RH. Para isso, além de conhecer as necessidades de seu setor, é preciso também analisar as funcionalidades das soluções pesquisadas, entender o suporte conhecido pela empresa, além de buscar por aquela que melhor se encaixa para a realidade do setor.

Envolva seus profissionais

Conforme abordado, a transformação digital trata-se de uma mudança na cultura da empresa. Por essa razão, existe a necessidade de seus profissionais estarem envolvidos nessas adaptações, oferecendo feedback das novas ferramentas e dispostos a participarem de todas as mudanças apresentadas.

Além disso, caso essa ação envolva outras áreas, estimule a equipe como um todo a participar do processo, explicando como isso trará ganhos para a empresa e como os colaboradores poderão usufruir dessa nova realidade.

Invista em inovação

Investir em inovação traz ganhos não apenas para a área de RH, como também para toda a empresa. Por meio dessa estratégia, o negócio contará com um diferencial competitivo por oferecer soluções mais adequadas ao seu cliente, além de contar com serviços que gerem valor e tenham relevância — o que permite relações de longo prazo.

Sendo assim, incentive a cultura de inovação em seus profissionais. Para isso, além de adotar ferramentas tecnológicas que proporcionam essa características, a área de RH também tem a possibilidade de estimular o feedback e o diálogo entre as equipes, de propor ações criativas para o desenvolvimento dos colaboradores, além de priorizar o coletivo em diferentes ações. Assim, as pessoas estarão mais engajadas e motivadas a irem além de apenas exercerem as suas funções, o que permitirá a aplicação do digital nas mais distintas equipes.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o RH Digital, qual a sua importância, além de conferir dicas de como implementá-lo. Para isso, conte também com um bom planejamento e sempre envolva o time nas decisões. Afinal, o trabalho de todos os colaboradores será impactado positivamente, além de gargalos serem solucionados de forma prática.

Gostou deste material e deseja conhecer um pouco mais sobre ferramentas que possam aprimorar os seus processos? Conheça o AcessoRH e fale com nossos profissionais para entender como essa solução pode revolucionar sua área de recursos humanos.

Artigos relacionados