• Admissão
  • Produtividade
  • Recursos Humanos
  • Tecnologia

Recrutamento digital: o que é e como realizar de forma eficiente

Camila Silva
  • 24 de setembro de 2020
  • 6 min de leitura

Hoje, grande parte das empresas tem passado por um processo de transformação digital. Nesse sentido, os setores dentro da organização vêm se adaptando para trazer novas soluções que contribuam para otimizar as suas rotinas e ainda trazer ganhos aos profissionais e futuros colaboradores do negócio. O recrutamento digital é um exemplo.

Em 2020, devido a todo o contexto de distanciamento social, esse tipo de seleção ganhou ainda mais notoriedade, fazendo com que as organizações precisassem buscar por alternativas que trouxessem facilidade nesse sentido.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira um pouco mais sobre o tema: saiba o que é, seus benefícios e as principais etapas para implementá-lo. Continue a leitura e saiba mais!

Transformação digital no RH: a relação com o recrutamento digital

A dinâmica do mercado vem mudando com muita agilidade. Processos que até então eram feitos de forma 100% presencial, hoje já são realizados remotamente. Empresas vêm repensando seu modo de trabalhar e as estratégias mais adequadas para atrair os melhores profissionais, independentemente de sua localização.

Hoje, 73% das empresas já consideram que o RH digital é algo que deve ser implementado, justamente por todos os ganhos que ele traz para a rotina dos profissionais. Quando comparado com a América Latina, esse número é ainda maior: 81%.

Ou seja, as organizações já sentiram essa necessidade de adaptação, levando-as a buscar pelas melhores alternativas do mercado para aprimorar os seus processos e também para proporcionarem um dia a dia mais otimizado aos colaboradores.

No entanto, uma dúvida comum entre os analistas e gestores é: o que a transformação digital no RH inclui? Entre os principais pontos, pode-se abordar:

  • Inteligência Artificial;
  • realidade aumentada;
  • computação cognitiva;
  • robótica;
  • recrutamento digital.

Recrutamento digital

É aí que entra o recrutamento digital e os ganhos que essa estratégia traz para a empresa. Trata-se do processo de utilizar soluções, ferramentas e as principais tecnologias para divulgar, atrair e contratar os melhores candidatos para uma empresa. Ou seja, vai desde a etapa de atração até o momento de análise das principais documentações.

Como implementar o recrutamento digital?

Agora que você já entende um pouco mais sobre o processo de transformação digital no RH e como o recrutamento entra nesse contexto, vamos apresentar algumas dicas práticas de como implementá-lo no dia a dia de sua empresa. Confira!

Estudo

Assim como em qualquer outra estratégia, a implementação do recrutamento digital precisa contar com um bom estudo sobre os principais pontos. Afinal, haverá mudanças na rotina de seus colaboradores, fazendo com que haja a necessidade de os profissionais receberem treinamentos e entenderem todos os benefícios que ele traz para a organização.

Além disso, o estudo mais detalhado permite identificar quais são as principais necessidades da empresa, tanto no que diz respeito aos cargos e vagas que estão em aberto, quanto no que se refere ao orçamento do negócio. Assim, a equipe tem a oportunidade de fazer uma análise de quais são as possibilidades de implementação, bem como poderá preparar os gestores para esse novo tipo de recrutamento.

Planejamento

O planejamento também é essencial para que a implantação do recrutamento digital tenha sucesso em sua empresa. Nessa etapa, é preciso entender: quais são as principais necessidades que merecem atenção da empresa? O primeiro deles, conforme mencionamos, é a definição das vagas, com competências e habilidades necessárias para cada uma delas.

Outro ponto importante é a definição de como será o processo: quantas serão as etapas, quais serão as entrevistas, quais profissionais precisarão ser deslocados para contribuírem na seleção dos melhores candidatos, entre outros pontos. De modo geral, são todas as preocupações necessárias para o recrutamento presencial, com a diferença que os colaboradores devem ser orientados para as distinções existentes nesse tipo de processo.

Atração

Estudo para o recrutamento digital feito, planejamento executado: chegou o momento de atrair talentos de forma remota. Nesse sentido, o mais adequado é que a equipe faça uma divulgação de vagas pela internet. Aqui, é preciso analisar o perfil desejado de cada candidato, bem como especificar de forma mais certeira quais são as exigências de cada um dos cargos.

Nesse cenário, uma das principais vantagens é a eliminação de barreiras físicas (que abordaremos sobre esse ponto mais adiante). Assim, você tem a oportunidade de impactar um número maior de pessoas, bem como conquistar talentos ao redor de todo o Brasil (e quem sabe do mundo!).

Para essa divulgação, a empresa pode contar com diversos canais. Entre eles:

  • sites específicos que divulgam vagas para as organizações;
  • redes sociais;
  • área de “trabalhe conosco” no site da empresa; entre outros

Por essa razão, a principal atenção é definir o perfil da vaga para a divulgação correta do material. Dessa forma, você tem a possibilidade de chegar até a pessoa certa para aquela vaga, otimizando ainda mais o processo de recrutamento.

Seleção

O uso da internet também pode ser utilizado para facilitar todo o processo de recrutamento e seleção. A seguir, selecionamos os principais pontos.

Análise de redes sociais

A análise de redes sociais pode ser feita tanto no período de atração quanto já na análise do candidato. O LinkedIn, por exemplo, contribui significativamente para que a empresa possa verificar as principais competências daquela pessoa, bem como analisar depoimentos do que outros colegas já disseram sobre o profissional.

Além disso, tem a oportunidade de avaliar a página também da empresa. Essa é uma ótima chance de analisar se a cultura de outras organizações que o candidato esteve presente se assemelha ao seu negócio.

Testes de conhecimento específico

Não é porque o recrutamento é digital que deve deixar a etapa de teste de lado. Por meio dessa avaliação é que a equipe vai identificar questões técnicas do candidato, além de avaliar o grau de comprometimento que ele tem com as atividades.

O mais indicado é que o teste seja enviado com alguns dias de antecedência e que a call seja feita para que ele possa apresentar o que fez, quais foram seus desafios e facilidades ao longo do processo.

Entrevista por videoconferência

Especialmente em um contexto de distanciamento e também para candidatos que morem em outra cidade, a entrevista por videoconferência deve ser feita para avaliar o fit cultural do candidato, entre outros pontos considerados importantes pela empresa.

Contratação

Embora muitas empresas considerem desafiadora a contratação de forma remota, hoje existem soluções que facilitam todo esse processo. Hoje, existem ferramentas que tornam a admissão tão simples quanto abrir uma conta digital.

Por meio de soluções específicas para esse contexto, existe a possibilidade de:

  • admitir um colaborador em um curto espaço de tempo;
  • gerenciar todas as etapas de contratação em tempo real, o que otimiza o trabalho dos colaboradores como um todo;
  • contar com uma experiência de admissão responsiva;
  • permitir com que o candidato assine todos os documentos necessários de forma totalmente digital;
  • automatizar a validação de dados e documentos junto ao eSocial;
  • ter a oportunidade de os candidatos encontrarem respostas para as suas principais dúvidas.

Quais as vantagens do recrutamento digital para a empresa?

Ao longo do material, mencionamos brevemente algumas das vantagens de contar com o recrutamento digital. A seguir, explicaremos de forma mais detalhada os ganhos trazidos para o seu negócio. Confira!

Maiores oportunidades de encontrar o candidato ideal para a vaga

A primeira vantagem está relacionada com as oportunidades mais amplas de encontrar o candidato ideal para a vaga. Quando mencionamos essa questão, não estamos nos referindo apenas ao perfil da pessoa que pode ser filtrado de forma mais eficaz: as barreiras geográficas também são eliminadas.

Por meio do recrutamento digital, a sua empresa pode encontrar talentos de onde quer que ele esteja, sem se preocupar com a questão do deslocamento. Hoje, grande parte das empresas vêm optando pelo trabalho remoto de forma integral. No entanto, caso o seu negócio opte pelo modelo presencial, essa informação deve estar presente na descrição da vaga. Assim, o candidato só participará se tiver interesse de se mudar para outra cidade.

Melhor gerenciamento das vagas

O uso da tecnologia no RH traz muitos ganhos para as empresas. Por meio dela, a organização de documentos é feita de forma mais eficaz, além de possibilitar uma centralização das principais informações relacionadas aos colaboradores.

Sendo assim, a partir do recrutamento digital também é possível que as vagas sejam melhor gerenciadas, justamente por estarem em um ambiente nas quais o colaborador tem fácil acesso. Outro ponto de destaque é o fato de que qualquer pessoa da área pode verificar as informações de um canditato, bem como as percepções sobre ele lançadas no sistema.

Banco de dados atualizado

A atualização do banco de dados dos candidatos é essencial para que a empresa possa consultar sempre que houver a necessidade de novas contratações. Por meio do recrutamento digital, essa atualização se torna muito mais simples: afinal, você terá as informações centralizadas em um único sistema, o que diminui até mesmo a precisão de contar com um espaço físico como banco de currículos.

Aumento da produtividade

Hoje, um dos grandes desafios para as empresas é estabelecer estratégias para que os colaboradores aumentem a sua produtividade sem afetar o engajamento ou aumentar os índices de rotatividade. Nesse sentido, o recrutamento digital contribui significativamente para que os profissionais possam destinar as suas atividades para questões mais estratégicas.

Vamos ao exemplo da contratação: muitas vezes, o colaborador precisa parar os seus afazares para tirar dúvidas sobre documentação e também para analisar o que foi enviado. Por meio de soluções específicas nesse sentido, essa atividade é feita de forma totalmente digital, o que permite ao profissional dedicar-se exclusivamente para outras finalidades.

Otimização de processos

O aumento da produtividade é uma consequência da otimização de processos. Entre os principais benefícios de contar com esse ganho, destacamos:

  • redução de custos para a empresa e para a área de RH;
  • redução de riscos;
  • aumento da eficiência operacional e também estratégica;
  • melhoria nos resultados;
  • aumento da capacidade para resolver problemas; entre outros.

O recrutamento digital vai permitir com que várias das etapas do processo de recrutamento e seleção sejam otimizadas. Assim, o uso das soluções e da tecnologia para a atração de talentos em um negócio vai eliminar atividades repetitivas, o que contribui para que a empresa possa escalar o seu modelo de negócios e ainda conquistar um diferencial competitivo no mercado, tão importante nos dias de hoje.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que é o recrutamento digital, quais as principais etapas para implementá-lo, além de conferir quais são os ganhos de uma empresa que o adota. Conforme explicamos, o ideal é que conte com um bom planejamento, além de explicar aos profissionais sobre a importância que essas novas ferramentas geram para a sua empresa. Assim, os colaboradores também estarão engajados no que diz respeito ao uso dessas ferramentas.

Deseja revolucionar o processo de contratação em sua empresa? Conheça o AcessoRH e otimize essa atividade de sua equipe, trazendo como ganhos todas as vantagens mencionadas!

Artigos relacionados