• Departamento Pessoal
  • Indústria
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Varejo

Onboarding de novos funcionários: como tornar esse processo eficiente?

Matheus Lambertucci Cardoso
  • 24 de abril de 2020
  • 4 min de leitura

O onboarding de novos funcionários é um processo essencial para integrar novos colaboradores. Isso porque profissionais recém-contratados precisam se sentir seguros para exercer suas funções com sucesso. 

Para tanto, a empresa deve despertar o sentimento de pertencimento, encorajar o engajamento do novato e alinhar com ele questões fundamentais para que ele vista a camisa da companhia, como a proposta de valor da empresa, a missão e os seus valores. 

Caso essa dinâmica de integração de novos funcionários falhe, tanto o empregado como a companhia empregadora saem perdendo. Afinal, um colaborador deslocado produz menos, uma situação que pode afetar o desempenho da companhia. 

Para saber tudo sobre o tema e conhecer todas as etapas do processo de onboarding de novos funcionários, basta ler este post até o fim!

O que é onboarding de novos funcionários?

O onboarding de novos funcionários é um processo que acontece logo após a admissão do colaborador. Ele tem como principal objetivo integrar o novo talento para que ele exerça, com eficiência, sua função. 

Essa prática de integração de novos funcionários exige, do departamento de RH, planejamento e estratégia. No entanto, apesar de extremamente importante, muitas organizações não dão o devido valor a esse processo. 

Desse modo, é comum que muitas delas saturem o novo colaborador com excesso de informações logo no primeiro dia de trabalho. Não é preciso nem dizer que o novato, em vez de acolhido, se sentirá pressionado, certo? 

Para que isso não ocorra, é crucial que a organização aposte em uma dinâmica de novos funcionários assertiva. Como? Descubra a seguir! 

Como fazer a integração de novos funcionários? 

Para encantar e gerar valor aos novos colaboradores é preciso ter uma estratégia lógica e coesa. Conheça agora algumas etapas e saiba como fazer uma integração de novos funcionários com sucesso. 

1. Explique os pontos principais no momento da contratação 

Explicar e elencar todos os pontos relacionados à contratação deve ser o primeiro passo desse processo, que pode acontecer via e-mail.

Para isso, é preciso listar os dados mais importantes, como o salário, os benefícios e o exame médico de admissão. Também é crucial informá-lo sobre a missão da empresa, o horário de trabalho, os intervalos e as demais informações acerca da cultura organizacional.

2. Lide com situações burocráticas antes do primeiro dia de trabalho do colaborador  

Antes de iniciar, efetivamente, a sua função, é interessante facilitar alguns trâmites burocráticos

Para isso, basta pedir que o novo talento leve para a empresa, um ou dois dias antes do início de sua jornada, todos os documentos do processo de admissão, como a carteira de trabalho, certidões e o exame médico. 

Essa prática é importante na dinâmica de integração de novos funcionários porque torna o primeiro dia mais agradável. Isso porque o novo colaborador poderá se ambientar melhor e conhecer seus colegas sem precisar se preocupar com questões burocráticas. 

Crédito: Homelight

3. Torne o primeiro dia de trabalho especial 

O primeiro dia de trabalho geralmente é estressante. No entanto, ele pode ser leve. Basta que algumas medidas sejam tomadas nesse processo de onboarding de novos funcionários. 

Uma delas é elencar um funcionário da empresa que fique ao lado do novato durante todo o dia. Para isso, é preciso escolher uma pessoa que já esteja na empresa há algum tempo e que conheça bem a sua cultura organizacional. 

Além disso, é claro, ela precisa ser acessível e empática, para que o recém-contratado se sinta acolhido, de fato. 

Nessa data é recomendável que as principais informações da companhia sejam transmitidas ao novo colaborador de maneira didática. Algumas regras básicas da empresa também devem ser informadas, como o dress code, por exemplo. 

Também é importante fazer um tour pela companhia, apresentando as dependências do estabelecimento e os funcionários de cada setor. Se for possível, é simpático e agregador presentear o novo contratado com um kit de boas-vindas, que pode conter alguns materiais da empresa e brindes. 

4. Invista em treinamentos

O recém-contratado, possivelmente, terá que utilizar programas e softwares específicos para exercer suas tarefas. Desse modo, oferecer um treinamento adequado para esse uso deixará o novo colaborador melhor informado e mais valorizado. 

Promover um mentoria pode também ser uma excelente alternativa. Afinal, essa prática, além de gerar mais conhecimento, também promove a integração do novo funcionário com um com mais experiência e tempo de casa. 

5. Promova a cultura do feedback 

Mesmo que o departamento de RH direcione todos os seus esforços para que o onboarding de novos funcionários seja incrível, é natural que existam falhas no decorrer desse processo.

Sendo assim, para aperfeiçoar essa integração de novos funcionários, é essencial pedir feedbacks para o novo talento. Nesse contexto, é válido solicitar que ele cite tanto os pontos positivos como os negativos. 

Essa prática fará com que o novo colaborador se sinta valorizado e escutado. Logo, também abre espaço para que, futuramente, ele esteja aberto a assimilar os feedbacks dados a ele. 

Crédito: Siteware

Sabe que feedback também é importante? O seu! O que você achou deste conteúdo? Conseguiu entender, de forma clara, como fazer a integração de novos funcionários? Compartilhe sua opinião com a gente!

E ainda, você sabia que a admissão de seus candidatos pode ser modernizada, simplificada e agilizada? Não? Pois então conheça o AcessoRH, uma solução inovadora da Acesso Digital que elimina a burocracia, reduz custos e otimiza o processo de contratação. Agora o seu candidato pode ser admitido sem sair de casa!

Assista ao vídeo abaixo para saber como o Acesso RH funciona!

https://www.youtube.com/watch?v=Oetb8Pd5Rj4&feature=youtu.be

Gostou?  Então, peça uma demonstração agora mesmo com a empresa que realiza três vezes mais admissões que a maior contratante do Brasil!

Crédito da foto de capa: Limeade

Artigos relacionados