• Recursos Humanos

Inovação em RH: conheça as principais tendências

Camila Silva
  • 29 de outubro de 2020
  • 5 min de leitura

Inovação em RH: como ela vem sendo construída nos últimos anos? Hoje, a área de Recursos Humanos ganhou uma visão muito mais estratégica dentro da empresa. Se antes ela era exclusiva para processos de desligamento e contratação de novos profissionais, sendo responsável por muitos aspectos burocráticos e manuais, agora é preciso buscar por soluções para automatizar essas etapas e ter a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento da empresa.

Mas o que seria um RH inovador? O conceito de inovação para qualquer pessoa está relacionado à acessibilidade e à utilidade. Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda um pouco mais sobre como essa questão atua nos Recursos Humanos. Continue a leitura e saiba mais!

Como a tecnologia pode ser utilizada a favor do RH?

Hoje, a tecnologia vem transformando diferentes relações sociais. Por meio de aplicativos, já existe a possibilidade de realizarmos os mais diversos tipos de serviços, como o aluguel de apartamento, contratação de veículos de aluguel, entre outros aspectos que facilitam o nosso dia a dia.

No ramo empresarial, não é diferente. Principalmente na área de Recursos Humanos. Por meio do uso de softwares, existe a possibilidade de trazer mais agilidade e eficiência para os processos, possibilitando que os profissionais tenham essa visão estratégica tão importante para a empresa.

Dessa forma, os profissionais passam a contar com uma outra dinâmica de trabalho, com a oportunidade de estabelecerem uma visão mais detalhada dos profissionais do negócio e estabelecer estratégias para aperfeiçoar alguns aspectos (clima organizacional, por exemplo).

Inovação em RH: quais as principais vantagens?

Mas afinal, quais as principais vantagens de contar com tecnologia na área de Recursos Humanos?

Melhorias nos processos

A primeira delas está relacionada com as melhorias nos processos que podem ser implementadas. Muitas mudanças são efetuadas a partir de recursos informatizados, o que vai reduzir substanciamente o trabalho manual de toda a equipe. Como diferenciais, a área pode usufruir:

  • otimização dos processos de recrutamento e seleção;
  • melhorias para a gestão da folha de pagamento;
  • integração com as ferramentas de controle de ponto, de modo que automatize esse processo;
  • possibilidade de realizar avaliações de desempenho de forma mais estratégica; entre outras.

Aumento da agilidade

Imagine só a seguinte situação: uma área de RH, onde não há recursos disponíveis para trazer uma otimização de seus processos, busca avaliar as causas da rotatividade estar em alta. No entanto, não há braço e nem tempo para que os colaboradores avaliem os motivos, elaborem uma pesquisa de clima organizacional e implemente ações para aumentar a motivação e o engajamento do pessoal.

Percebeu como a falta de agilidade na equipe afeta diretamente os resultados da empresa? Por meio de soluções adotadas pelo time, vai haver a possibilidade de integrar plataformas de informação e garantir que haja um aumento da produtividade, simplifcando as tarefas como um todo.

Mais qualidade do trabalho exercido

Não adianta aumentar a produtividade do time se a qualidade do trabalho exercido diminui, não é verdade? Nesse sentido, buscar por inovação em RH permite o controle de grandes volumes de dados de maneira organizada, padronizada, além de trazer a possibilidade de consultá-los de forma simplificada, a qualquer momento e de onde quer que esteja. Como consequência direta, há uma redução significativa do retrabalho, reduzindo impactos negativos que isso traz para a empresa como um todo. 

Outro ponto de destaque é o fato de que as ferramentas trazem funcionalidades que possibilitam a elaboração de relatórios e gráficos, permitindo que a equipe possa tomar decisões baseadas em dados. Entre os ganhos que isso traz, destacamos:

  • suporte nos processos de recrutamento e seleção;
  • avaliação de desempenho interno sem achismos;
  • retenção de talentos, uma vez que há a possibilidade de avaliar os sentimentos de toda a organização;
  • identificação de falhas nos processos que trazem impactos financeiros para a organização;
  • capacitação mais alinhada e de acordo com as necessidades dos profissionais;
  • manutenção do RH como um todo.

Integração de informações

Com o objetivo de que as áreas possam cumprir as suas funções e alcançar os resultados macro esperados pela empresa, é preciso que as informações estejam integradas. Se isso não ocorre, há uma série de entraves ao negócio, especialmente quando há uma avaliação do planejamento estratégico. Novamente, há os riscos de retrabalho, além de diminuir a competitividade do negócio.

A inovação em RH traz uma visão completamente diferente: as informações são ligadas e conectadas aos mais diversos pontos do negócio, o que possibilita um manejo de forma mais eficaz das avaliações de desempenho, de questões jurídicas e trabalhistas, além de avaliar os dados de contratação e desligamento de maneira mais prática.

Como a inovação em RH contribui para uma relação mais próxima como os colaboradores?

Conforme explicamos, o papel do RH mudou significativamente nos últimos anos. Passou de uma área extremamente operacional e burocrática para um setor que se preocupa com a qualidade de vida dos profissionais e para o dia a dia da empresa, de modo a trazer estratégias que contribuam para um bom clima organizacional.

Nesse sentido, as pessoas que tinham contato com os Recursos Humanos apenas em momentos específicos, passaram a ter um diálogo mais próximo, justamente para alinhar as expectativas relacionadas às rotinas e técnicas de treinamento, bem como apresentar aprimoramento para os mais diferentes tipos de estratégias.

No entanto, mesmo com as ações realizadas pelo setor para gerar essa aproximação, ainda há um certo receio quando ela ocorre. Quando isso acontece, existem os riscos de afetar até mesmo as metas e estratégias do RH.

A inovação em RH no atendimento

Justamente por isso, é preciso trazer a inovação em RH quando nos referimos ao atendimento prestado aos colaboradores. Entenda: não basta aplicar avaliações comportamentais e trazer a devolutiva sem uma estratégia por trás. Existe a necessidade de elas serem seguidas com um bom atendimento, de modo que proporcione ao profissional ações e condições para que aperfeiçoe os principais pontos de destaque.

Por essa razão, o RH precisa oferecer apoio e diferentes ferramentas que contribuam para o pessoal desenvolver suas carreiras, estabelecer um Plano de Desenvolvimento Individual mais efetivo, entre outros pontos. Dessa forma, existe a necessidade de oferecer aos profissionais:

  • maior facilidade de comunicação e diálogo;
  • rapidez no retorno;
  • maior cordialidade no atendimento aos colaboradores;
  • buscar por produtos que atendam às pessoas da empresa;
  • realizar consultoria com todo o time.

Inovação em RH: como o processo de admissão pode ser facilitado?

Conforme explicamos, entre as muitas etapas de um trabalho que podem ser aperfeiçoadas por meio de novas tecnologias, a etapa de admissão tem a oportunidade de ser otimizada e gerar facilidades para os profissionais. A seguir, selecionamos os principais pontos de ganho que uma solução nesse sentido trará.

Maior rapidez na admissão dos colaboradores

O primeiro diferencial é trazer uma maior rapidez na admissão dos colaboradores. Enquanto em um processo tradicional há uma demora significativa para a coleta de documentações e para o retorno aos novos contratados sobre erros nesses dados.

Gerenciar todas as contratações em tempo real

Principalmente para as empresas em constante crescimento, é preciso buscar por soluções que permitam um melhor gerenciamento das contratações em tempo real. Além disso, estamos em um período no qual o trabalho remoto tem se expandido nos mais diversos setores. Isso contribui ainda mais para que o time tenha acesso a esses dados de qualquer lugar, entendendo quais são os pontos que faltam para a admissão de determinado colaborador.

Assinar eletronicamente todos os documentos

Novamente, destacamos a facilidade trazida por uma ferramenta de admissão em períodos de trabalho remoto. A inovação em RH possibilita que todos os documentos sejam assinados eletronicamente, contribuindo até mesmo para a experiência do profissional. Afinal, não existe mais a necessidade de deslocar continuamente até a empresa para que seja finalizada a contratação (questão que atrasa ainda mais quando há documentos assinados de forma equivocada).

Deixar de se preocupar com as dúvidas dos candidatos

Os Recursos Humanos precisam ser mais estratégicos, certo? Para que isso ocorra, não há a possibilidade de perder tempo com algumas questões que facilmente podem ser automatizadas. Como é o caso das dúvidas dos candidatos. Esse é um processo burocrático que consequentemente vai gerar dúvidas entre as pessoas. Com uma ferramenta, todas as questões são sanadas diretamente da solução, o que contribui de forma direta para a rotina do time de RH.

Além disso, toda a validação de dados e documentos junto ao eSocial são automatizados. Nesse sentido, se houver qualquer divergência ou equívoco, naturalmente a solução vai apontar quais são eles, sendo esse um outro ponto de automatização que ocorrerá.

Neste conteúdo, você pôde entender como ocorre a inovação em RH, além de conferir como o processo de admissão e contratação será facilitado com novas soluções. Nesse sentido, o ideal é entender quais são as necessidades da empresa, além de oferecer um treinamento para o time de como utilizar essas ferramentas. Assim, a experiência é positiva desde a implementação, o que contribui para que todas as vantagens apresentadas sejam usufruídas.

Quer conhecer um pouco mais sobre ferramentas para a admissão de colaboradores? Entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e conheça a AcessoRH.

Artigos relacionados