• Admissão
  • Departamento Pessoal
  • Recursos Humanos

Evolução do RH: veja como se deu com o passar dos anos

Camila Silva
  • 13 de outubro de 2020
  • 6 min de leitura

Nos últimos anos, diferentes setores das empresas passaram por mudanças, principalmente pelo avanço contínuo da tecnologia no dia a dia das equipes. Ao analisarmos a evolução do RH, por exemplo, podemos perceber que essa área passou de uma atuação mais burocrática, na qual era responsável pelo recrutamento, seleção, demissão e treinamentos de novos colaboradores, para um setor mais estratégico, justamente pelas facilidades trazidas pelo mercado.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda um pouco mais sobre o tema e possa conferir como os Recursos Humanos foram se adaptando ao longo do tempo para trazer resultados mais atrativos ao negócio. Continue a leitura e saiba mais!

A mudança de perspectiva dos colaboradores

Ao mencionarmos sobre uma atuação mais burocrática e menos analítica dos Recursos Humanos, devemos analisar também sobre o contexto no qual a área estava inserida. Os colaboradores, por exemplo, tinham um papel menos estratégico para o sucesso empresarial. Normalmente, eles eram executores dos comandos das lideranças, sem se preocuparem tanto com a visão e a missão assumidas pelas organizações.

Especialmente para as empresas que buscam trazer modificações em seus processos para aumentar a retenção de talentos e também para melhorar o clima organizacional das equipes, houve um entendimento de que a atuação do papel profissional mudou. Hoje, os colaboradores buscam por organizações onde se sentem valorizados, que ofereçam benefícios além daqueles considerados tradicionais e que se preocupam com o seu desenvolvimento e também com o bem-estar.

É nesse sentido que a atuação do RH vem como uma importante aliada para as empresas, contribuindo para uma questão mais estratégica e que trará uma percepção mais positiva em relação ao mercado.

A automatização de processos no RH

Para falar em evolução do RH, é preciso mencionar sobre a automatização de processos. Antes de mais nada, precisamos entender de forma mais precisa o que seria a automatização de processos na área de RH. Ela ocorre quando traz o uso de novas tecnologias para agilizar os processos da empresa, contribuindo para que tarefas muito operacionais sejam agilizadas, o que permite aos profissionais de RH terem uma visão mais estratégica em suas funções.

Mas afinal, quais são os processos que podem ser automatizados, hoje, que possibilitam esse diferencial ao setor? Entenda!

Gestão de ponto

A primeira delas está relacionada quanto à gestão de ponto em uma empresa. Antes feita em formas de planilhas, havia os riscos de as horas serem calculadas de forma errônea, além de não trazer uma visão mais ampla sobre como aqueles dados podem impactar a empresa.

Ao automatizar essa tarefa, o RH tem a possibilidade de entender sobre absenteísmo, sobre os períodos nos quais mais ocorrem atrasos por parte dos colaboradores, entre outros pontos importantes que refletem diretamente nos resultados de uma empresa.

Folha de pagamento

Certamente, a gestão da folha de pagamento é uma das tarefas mais importantes do setor, especialmente se considerarmos que esse processo, caso não seja bem executado pela empresa, pode se tornar em uma grande dor de cabeça, principalmente em questões trabalhistas.

Ao automatizar essa tarefa, consequentemente os cálculos e regras relacionadas ao pagamento, impostos e demais taxas será mais facilitado para toda a equipe, além de ter a possibilidade de adequar o pagamento com as principais normas e regras trabalhistas.

Contratação de novos colaboradores

A contratação de novos colaboradores deve ser levada em consideração ao explicarmos a evolução do RH. Antes, a contratação de novos colaboradores gerava muito trabalho para a equipe, uma vez que era necessário fazer todo o controle da documentação dos profissionais e ainda manter um contato próximo com a pessoa, especialmente pela quantidade de dúvidas que costumavam apresentar em relação aos seus dados.

No entanto, hoje esse trabalho pode ser feito de forma muito mais simples por parte da equipe de Recursos Humanos. Afinal, já existem soluções eficazes que realizam todo esse controle, facilitando a contratação dos profissionais e permitindo ao RH dedicar seus esforços para outras atividades.

Por meio da admissão digital, existe a possibilidade de:

  • admitir um colaborador em até 43 minutos;
  • gerenciar todas as contratações em tempo real;
  • assinar eletronicamente os documentos de RH;
  • deixar de se preocupar com as principais dúvidas dos candidatos.

O RH estratégico

Com uma mudança de perspectivas dos colaboradores e também da necessidade de buscar cada vez mais talentos que façam a diferença na empresa, o RH estratégico se tornou fundamental para as organizações. O que seria esse conceito para a realidade das empresas? Como o próprio nome já diz, é a característica do setor de enxergar os colaboradores de maneira mais estratégica. Para isso, analisa dados reais para decisões mais efetivas, trazendo melhorias para diferentes processos em um negócio.

Quais são as principais vantagens que isso traz para o negócio e como está diretamente aliado à evolução do RH? Entenda!

Diminuição dos índices de turnover

A primeira delas é a diminuição do índice de turnover. Em uma empresa cuja rotatividade é alta, os gargalos existirão não apenas quanto aos altos gastos com contratação e demissão, como também para a perda de capital intelectual.

Outro impacto causado por esse índice elevado está relacionado com a diminuição do clima organizacional. Muitas vezes, o colaborador percebe que há uma insatisfação dos profissionais com a empresa e a liderança pela saída contínua de pessoas da equipe. Além disso, aqueles que permanecem também precisam lidar com a insatisfação dos clientes.

Principalmente em times que contam com contato direto com o público, existe a necessidade de contornar problemas causados pela troca contínua de profissionais.

Aumento da produtividade

Colaboradores satisfeitos e engajados são sinônimos de equipes com alta produtividade. Se a sua empresa oferecer boas condições de trabalho e se preocupar com o bem-estar dos profissionais, consequentemente eles correrão atrás de novos aprendizados e de inovação para a sua equipe, o que contribui diretamente para melhores resultados em um negócio.

Colaboradores mais bem preparados

Consequentemente, os colaboradores estarão mais bem preparados para as suas atividades, desenvolvendo também diferentes habilidades para trazer um resultado mais eficaz para a empresa, de acordo com as suas necessidades.

Desenvolvimento de planos de ação para os profissionais

Além disso, colaboradores que permanecem mais tempo em suas funções têm a possibilidade de se desenvolverem constantemente. Com lideranças bem preparadas, planos de ação podem ser criados e aperfeiçoados para que as equipes entreguem resultados cada vez mais satisfatórios e possam crescer profissionalmente.

As novas tecnologias na área de RH

Conforme podemos perceber, muitas das atividades na área de RH são aperfeiçoadas com o apoio da tecnologia. Processos que antes eram manuais e que poderiam resultar em erros, naturalmente, poderão ser automatizados, o que possibilita essa visão estratégica mencionada ao longo do material.

Como que isso impacta positivamente a empresa como um todo? Além de trazer as chances da equipe se desenvolver para oferecer os resultados almejados pelo negócio, também há uma redução de custos, principalmente se compararmos com as chances reduzidas de ocorrerem erros e retrabalho.

Além disso, a tecnologia possibilita a mensuração dos resultados. Conforme percebemos, até mesmo a gestão de ponto pode ser vista de forma mais estratégica, contribuindo para ações voltadas aos profissionais de acordo com a realidade e as necessidades do negócio.

Com o uso de novas ferramentas, prazos serão cumpridos com maior efetividade, bem como a organização de documentos será realizada de forma assertiva (contribuindo para que qualquer pessoa do time possa encontrar os materiais com mais facilidade).

O RH em um contexto pós-pandemia

Recentemente, empresas precisaram adaptar as suas rotinas para uma nova realidade. Com a proliferação da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, houve a necessidade de as organizações reestruturarem suas áreas para que pudessem atender às principais medidas de distanciamento exigidas pelos governos municipais e estaduais.

Nesse contexto, o RH também precisou passar por mudanças. Processos de atração e seleção de talentos precisaram ser revistos para que fossem realizados de forma completamente remota, bem como a admissão de novos profissionais (assinatura de documentos, por exemplo).

Marcas que já ofereciam a realidade de home office aos seus colaboradores transformaram suas rotinas de forma mais simplificada, uma vez que os profissionais já estavam ambientados com essa realidade. No entanto, aquelas que precisaram adotar essa rotina somente após as medidas de distanciamento precisaram buscar por alternativas que facilitassem seus processos.

O colaborador no pós-pandemia

Um ponto de atenção para as empresas e, principalmente, para a evolução do RH, está relacionado ao colaborador em um contexto pós-pandemia. É preciso ter a consciência de que o profissional também passou por adaptações depois de todo esse cenário, principalmente no que diz respeito à rotina. Hoje, a flexibilidade se tornou comum na maioria das empresas, além de os valores também serem modificados após esse período.

Como isso se relaciona diretamente à área de Recursos Humanos? Principalmente pela importância de buscar por alternativas que contribuam para a produtividade dos profissionais, bem como para trazer respostas com prontidão às dúvidas das pessoas, além de se tornar mais adaptável, de acordo com o contexto no qual está inserido.

Além disso, é preciso preocupar-se ainda mais com a análise de dados para a tomada de decisão nas empresas, uma vez que as estratégias podem ser modificadas de acordo com a percepção dos profissionais.

Sendo assim, para a evolução do RH, a tecnologia precisará estar ainda mais presente, uma vez que vai resultar em:

  • melhorias nos processos;
  • aprimoramento da qualidade dos trabalhos efetuados;
  • aumento na efetividade dos processos de seleção;
  • aumento da produtividade dos profissionais de RH;
  • acompanhamento de indicadores de desempenho com mais clareza e eficiência.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a evolução do RH nos últimos anos, além de como os acontecimentos recentes impactaram a rotina desses profissionais. Conforme abordamos, essas transformação ocorrem à medida que os colaboradores também buscam por realidades distintas, cabendo às diferentes áreas de uma empresa adaptarem-se para trazer resultados mais satisfatórios.

Caso queira saber um pouco mais sobre o processo de otimização de contratação dos colaboradores com o apoio da tecnologia, converse com a nossa equipe e conheça o Acesso RH.

Artigos relacionados