• Indústria
  • Recursos Humanos
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Varejo

Quais são os componentes da cultura organizacional e como implementá-los na prática

Matheus Lambertucci Cardoso
  • 23 de abril de 2020
  • 5 min de leitura

No mundo corporativo, a cultura organizacional ganha cada vez mais importância. Segundo dados de um estudo realizado em 2019 pela PwC Brasil, 76% dos líderes corporativos brasileiros afirmam que levar em consideração os componentes da cultura organizacional é um tema estratégico em suas agendas.

E tanta preocupação não é para menos. Outro estudo da mesma instituição, o PwC Strategy&, mostra que a cultura organizacional alavanca a estratégia de negócio da empresa e tem um impacto direto nos resultados financeiros

Segundo a pesquisa, as organizações entrevistadas que afirmaram ter uma cultura distinta apresentaram uma tendência cerca de duas vezes maior de crescimento e lucraram mais que a média do seu setor.

Mas, afinal, o que são os componentes da cultura organizacional e como implementá-los na prática na sua empresa? 

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional nada mais é que o conjunto de hábitos, valores e práticas de uma empresa. É tudo aquilo que constrói a identidade dessa organização. Uma cultura forte, com valores positivos, direciona os colaboradores, motivando a equipe a crescer e a construir juntos a empresa. 

A formação de uma cultura organizacional está diretamente relacionada à iniciativa do fundador da empresa e dos líderes e gestores. São eles que incentivam a formação dessa identidade, construindo dia a dia, junto aos colaboradores, os valores e crenças que serão incorporados nas estratégias e hábitos mais cotidianos da empresa.

Por que a cultura organizacional é importante?

Como vimos anteriormente, a cultura organizacional impacta diretamente nos resultados financeiros da sua empresa. Além disso, ela também afeta o engajamento dos colaboradores. 

Como podemos ver no infográfico abaixo, presente na pesquisa realizada pela PwC Brasil, o engajamento dos funcionários está diretamente relacionado à sua experiência de trabalho. Essa experiência, por sua vez, se baseia na cultura organizacional que a empresa constrói.

Fonte: PwC Brasil, Pesquisa de Cultura Organizacional 2019

O estudo afirma ainda que, quando a identidade organizacional é bem gerenciada, pode contribuir para o desenvolvimento da equipe e para atrair e reter novos talentos, além de proporcionar o crescimento sustentável da empresa.

Componentes da Cultura Organizacional

Agora que já entendemos o que significa uma cultura empresarial e qual a sua importância, vamos conhecer detalhadamente quais são os componentes da cultura organizacional e como implementá-los na sua empresa.
O primeiro ponto importante é entender que a cultura organizacional é composta de 3 níveis: os artefatos, os valores e os pressupostos.

Fonte: Neto, L. (2014). Planejamento Estratégico Situacional.
  • Artefatos: os artefatos da cultura organizacional são tudo aquilo que está à vista, as características de uma empresa que podemos perceber facilmente. Aqui entram, por exemplo, a organização do ambiente físico, os discursos, a vestimenta, o organograma e os processos organizacionais da empresa, os produtos, os símbolos e padrões de comportamento que mostram de maneira clara a cultura da empresa.
  • Valores: já os valores estão em um segundo nível e são um pouco menos perceptíveis. Eles são as justificativas conscientes que embasam decisões e ações da empresa. Neste nível estão os valores criados pelos fundadores, as políticas da empresa, as normas e a filosofia da organização. 
  • Pressupostos: esse é o nível mais profundo e mais difícil de ser percebido da cultura organizacional. É a essência da identidade da empresa. Essas crenças, diferentemente dos valores, têm um carácter mais inconsciente. São verdades implícitas, percepções e sentimentos que circulam na empresa. Os pressupostos foram construídos por meio das experiências vividas em conjunto e são os pontos mais difíceis de serem modificados.

Veja também: Quais as vantagens da automação de processos de RH para a sua empresa?

Fazem parte desses níveis, de maneira mais ou menos visíveis, os componentes da cultura organizacional. Vamos conhecer alguns deles.

1) Histórias e mitos

A cultura organizacional é construída por meio de narrativas. Esses relatos podem ser baseados em fatos reais e eventos passados, como as histórias, ou serem mitos, criados com base em algo que realmente aconteceu, mas levemente distorcidos.

As histórias ajudam a ilustrar e transmitir os valores e normas da organização. Já os mitos reforçam crenças e ajudam a construir identidade da empresa de forma mais simbólica. Quando uma empresa, constrói uma narrativa sobre a sua fundação e sobre os momentos de desafios enfrentados, ela está construindo histórias e mitos que ajudam a formar a identidade da empresa. Esse é um exemplo de cultura organizacional.

2) Rituais e cerimônias

Eventos especiais e cerimônias para marcar conquistas e datas específicas fazem parte dos rituais e cerimônias, um dos componentes da cultura organizacional. Essas situações podem ser recorrentes ou pontuais, grandes comemorações ou reuniões rotineiras. O importante é que proporcionem um momento de encontro e que reforcem valores culturais

Atividades como um evento de aniversário da empresa ou uma cerimônia para marcar a conquista de um objetivo ajudam a comunicar ideias e valores. Além de construir um sentimento de grupo, que contribui para a formação da cultura empresarial.

3) Símbolos materiais

Tudo aquilo que a organização comunica de uma maneira não verbal são considerados símbolos materiais. Aqui entram a disposição do ambiente, a arquitetura da empresa, as tecnologias utilizadas etc. 

Todos esses fatores na sua empresa, dizem sobre como ela se apresenta e que imagem ela está construindo para seus colaboradores e para seus clientes. 

4) Linguagem e comunicação

Este ponto se refere à forma com a qual uma empresa escolhe comunicar sua identidade e se relacionar com seus funcionários. Quando falamos de linguagem e comunicação estamos nos referindo aos discursos, aos símbolos verbais, à maneira de representar a empresa e seus valores. 

Mas também a uma linguagem não verbal, como o vestuário, a forma de relacionamento entre funcionários e gestores e que tipo de estratégias são usadas para engajar o colaborador. Todos esses fatores fazem parte dos componentes da cultura organizacional e são essenciais para a construção da identidade da empresa.

[BÔNUS] Como construir uma identidade organizacional moderna por meio da tecnologia?

Depois de conhecer mais sobre os elementos da cultura organizacional, pode ter surgido a dúvida: como construir uma identidade forte e moderna para a minha empresa? Para a formação de uma cultura organizacional é importante que estejam explícitos os valores e as políticas da empresa desde o primeiro contato com o colaborador.

Isso pode ser feito de maneira direta por meio da apresentação de códigos de conduta, história da empresa, missão, visão e valores, entre outras informações. Mas a imagem da empresa também é transmitida de outras formas. Para isso, o contato inicial com o futuro colaborador e todo o processo de entrevista e admissão são fundamentais.

Utilizar, por exemplo, uma ferramenta como o AcessoRH, tecnologia que automatiza a admissão, traz mais confiança e segurança ao processo, e consequentemente passa uma imagem moderna e responsável da empresa.

Por meio do AcessoRH, criado pela Acesso Digital, o próprio candidato encaminha os documentos necessários para a admissão pelo seu celular ou computador sem sair de casa. Toda essa documentação é analisada pela ferramenta, enquanto o departamento pessoal da empresa acompanha o processo. 

Além disso, a ferramenta possui API aberta para integração com o sistema de folha, ponto, software de recrutamento e seleção, entre outros. Tudo isso sem deixar de lado a segurança.
Se interessou? Entre na nossa página e saiba mais sobre a Admissão Digital e sobre o funcionamento do AcessoRH. Qualquer dúvida, nos envie uma mensagem, clicando aqui. A nossa equipe vai responder todas as suas perguntas.

Artigos relacionados