• Admissão
  • Indústria
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Varejo

Admissão digital: O que é? E quais suas vantagens para o DP?

Matheus Lambertucci Cardoso
  • 30 de março de 2020
  • 5 min de leitura

Fichas cadastrais, páginas e mais páginas de documentos, contratos e termos para serem assinados. São inúmeras as informações e processos envolvidos na contratação de um novo colaborador. Mas o processo de admissão precisa ser tão burocrático assim? Se você está antenado às tendências do RH, já sabe que não! A admissão digital pode ajudar a diminuir o tempo e os esforços do Departamento Pessoal.

Automatizar o processo de admissão possibilita uma gestão mais efetiva e segura dos trâmites necessários na contratação. Com a admissão digital, é possível, por exemplo, substituir a validação e armazenamento de documentos pessoais do colaborador, permitindo um acompanhamento em tempo real do processo.

Mas como exatamente é feita a admissão digital e quais as vantagens para o DP? Para descobrir, siga a leitura do post!

O que é a admissão digital?

No varejo, nos bancos, indústrias e nas empresas de telecom. Não importa qual seja a área de atuação da sua empresa ou o perfil dos seus colaboradores, o processo de Onboarding digital já é uma realidade. Mas o que é exatamente a admissão digital? 

Esse processo nada mais é que a contratação de funcionários realizada com o apoio de recursos tecnológicos. A admissão digital surge como uma forma de garantir a assertividade dos dados sem comprometer a qualidade do trabalho.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a admissão digital, com certeza já percebeu que ela veio para simplificar o processo de contratação. E se eu te contar que existem muitas outras vantagens em usar um software de admissão?

4 vantagens da admissão digital

1) Mais tempo

Você sabia que o processo de contratar uma pessoa pode levar mais tempo do que o processo de abrir uma empresa no Brasil? De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, a admissão de um único colaborador pode levar até 7 dias. Para otimizar o processo e diminuir o tempo gasto, investir em tecnologia é a melhor opção.

Com a admissão online, por exemplo, você consegue fazer todos esse trâmite em apenas 3 horas. O motivo dessa redução é que, com a automatização dos processos de RH, a sua empresa não desperdiça tempo analisando dado por dado. Além disso, caso ocorra algum problema com a documentação, não é necessário esperar que o candidato entregue o documento faltante.

Como se isso não bastasse, ao optar por um processo de admissão digital você também elimina o tempo gasto com o armazenamento e busca dos documentos, que estarão disponíveis em apenas alguns cliques.

2) Mais seguro

Arquivos digitalizados de forma incorreta, problemas com transporte ou problemas com o armazenamento dos documentos. São vários os riscos envolvidos em um processo admissional convencional!

Ao optar por um software de admissão digital, você garante o tráfego e armazenamento das informações de forma segura. Além disso, a automatização desse processo facilita a análise dos dados coletados e a produção de relatórios. 

Com essas informações em mãos, o gestor tem mais controle gerencial e pode medir o desempenho das tarefas e readequá-las quando necessário.

3) Experiência inovadora

O RH é o primeiro contato do candidato com a empresa. Por isso, uma das suas missões é garantir que o recém-contratado tenha a melhor experiência possível, desde o recrutamento e seleção até a admissão.

A autoadmissão proporciona uma experiência inovadora para o colaborador, desde o início. Afinal, ele consegue fazer todo o processo na palma da mão e sem sair de casa! Somado a isso, esse modelo de contratação reduz significativamente os custos para o seu funcionário.

A razão é óbvia, mas muito importante. Ao fazer sua admissão online, o candidato não precisa arcar com as inúmeras cópias e nem com o deslocamento até a empresa para a entrega dos documentos.

4) Redução de custos

A admissão digital é um importante investimento para a empresa, pois aumenta a produtividade e a lucratividade, já que permite a realização de um grande volume de tarefas em um curto período de tempo. 

Além disso, um DP com apoio de soluções de tecnologia que garantam o bom funcionamento das atividades operacionais pode se dedicar a ajudar a empresa estrategicamente a atingir seus resultados.

Outro ponto importante é que com a automação do processo de admissão digital se reduz o índice de falhas humanas. Menos falhas significam menos prejuízos financeiros para a empresa. Isso sem falar na redução dos gastos com papéis. Em um processo de admissão convencional são gastas, em média, 35 páginas por candidato. E, claro, o meio ambiente agradece! Bem-vindo à era paperless!

Admissão digital na prática 

Se você se interessou pelo tema e quer saber mais sobre como funciona essa tecnologia, a Acesso Digital pode te ajudar. Com o objetivo de revolucionar um dos processos mais burocráticos do RH, as admissões, Acesso Digital criou o AcessoRH, uma ferramenta 100% digital, em que o próprio candidato encaminha sua documentação para a admissão pelo seu celular ou computador sem sair de casa.

Toda essa documentação é analisada pelo AcessoRH, enquanto o departamento pessoal acompanha todo o processo. Quando estiver tudo certo, a ferramenta integra com o sistema de folha. Tudo isso sem deixar de lado a segurança

Quer saber mais sobre a ferramenta e como melhorar o Departamento Pessoal através dela? Confira cada passo do processo de admissão que acontece no AcessoRH:

Passo 1: Envio de documentos

Tudo começa com o envio de documentos. O candidato inicia um processo de autoadmissão. Para isso, ele insere todas as suas informações e envia, via mobile, fotos de todos os documentos solicitados pelo RH. Sem necessidade de se deslocar!

Passo 2: Análise da documentação

Após o envio dos documentos pelo candidato, a ferramenta de admissão digital confere e valida todas as informações, através do OCR (optical character recognition). Depois, é feita a validação da situação cadastral do candidato no eSocial.

Passo 3: Centralização dos candidatos

Durante a etapa de contratação, o RH tem todas as informações centralizadas em um só lugar. Assim, você consegue acompanhar em tempo real como está o andamento das admissões.

Tem como ser melhor!

Se você já se encantou com as vantagens da admissão digital, acredite que pode ser ainda melhor! Veja mais vantagens que o AcessoRH oferece para sua empresa:

Guia para o ASO

Ao adotar a ferramenta, o DP consegue enviar, desde a abertura da vaga, a guia para realização do exame admissional, formalmente conhecido como Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). O resultado de aptidão para exercer o cargo pode ser anexado à ferramenta pelo próprio candidato. Além disso, a carta para abertura da conta bancária pode ser enviada via plataforma juntamente com o checklist de documentos.

Integração

Outro diferencial do AcessoRH é a integração nativa com alguns sistemas de recrutamento e sistemas de folha de pagamento.

Ainda, qualquer sistema que tenha uma porta de entrada, e que siga os critérios de segurança, são facilmente plugados ao AcessoRH.

E, por fim, para que a empresa contratante tenha facilidade ao extrair dados em lote de um sistema de folha, existe um integração via layout que beneficia esse processo.

Assinatura eletrônica

Para trazer ainda mais eficiência para o processo de admissão, o AcessoRH também possui como funcionalidade a assinatura eletrônica. Com ela, o colaborador consegue assinar, direto do seu smartphone, o seu contrato admissional e demais documentos referentes à admissão.

Agora que você já sabe como o AcessoRH pode te ajudar a otimizar o processo de admissão do seu RH, solicite uma demonstração e conheça mais sobre a nossa plataforma!

Artigos relacionados