voltar Voltar
  • Aplicativos
  • Bancos
  • E-commerce
  • Financeira
  • Fintech
  • Tecnologia
  • Transformação Digital
  • Varejo

Transformação digital no Brasil: entenda como ela está moldando o mercado

rafaella.melani
  • 30 de março de 2020
  • 4 min de leitura

Estamos vivenciando um período de extrema conectividade e inovação. Este movimento tecnológico está acontecendo em nível mundial. 

Logo, a transformação digital no Brasil tem reestruturado diversos setores do mercado. Nesse cenário, a jornada tem sido evolutiva. Isso porque se, antes, as inovações tinham como base serviços e produtos, hoje, elas dão origem a esses processos. 

Nesse contexto, vale destacar que todos os segmentos estão precisando se reinventar para não perder mercado. 

Logo, além da transformação digital corporativa, também está acontecendo a transformação digital nos bancos brasileiros, um segmento que, até pouco tempo, era conhecido por sua burocracia excessiva e por ser um pouco resistente a mudanças desse gênero. Isso só mostra que o mercado realmente está mudando, ou melhor, evoluindo. 

Nesse quadro, é importante destacar que os impactos da transformação digital no desenvolvimento econômico são claros. Isso porque, para as indústrias competirem de igual para o igual, a maioria delas está adotando (ou adotará) as inovações necessárias. Logo, a estimativa é de que continuem crescendo e se desenvolvendo, um fator primordial para a economia. 

Para saber melhor sobre o tema, entender o que é transformação digital e conhecer os seus desafios e cases, baste ler este post até o fim! 

Afinal, o que é transformação digital? Entenda o contexto!

A transformação digital nada mais é do que um processo no qual organizações e instituições adotam a tecnologia para otimizar a sua performance e melhorar seus resultados. Para isso, o papel da tecnologia tem destaque fundamental. 

Nesse cenário, é essencial enfatizar que esse processo originou uma modificação extrema do ponto de vista estrutural. Ou seja, a transformação digital corporativa e a transformação digital dos bancos centralizaram o papel da tecnologia, que deixou de exercer apenas uma presença rasa. 

No entanto, é fundamental ressaltar que essa transformação não está acontecendo de maneira uniforme. Isto é, a transformação digital no Brasil apresenta graus de maturidade diferentes. 

Ou seja, enquanto algumas empresas hoje já contam com soluções tecnológicas bastante avançadas, outras ainda estão dando os seus primeiros passos. 

De acordo com pesquisa realizada pela Capgemini, quase 50% das companhias de varejo acreditam que a digitalização irá modificar de forma extrema a maneira de fazer negócios. Contudo, somente 36% delas possuem uma estratégia a ser adotada para acompanhar essa evolução. 

Já no mercado financeiro, a transformação digital nos bancos se encontra em um estágio mais avançado. Isso porque 53% das instituições entrevistadas afirmaram ter um planejamento bem definido sobre o assunto. 

Algumas empresas têm enfrentados desafios para incorporar essas mudanças. O segmento que está tendo mais dificuldade atualmente é o varejo. Entre as questões principais, a de personalizar a experiência em vendas é a que representa o maior desafio. Afinal, nem 30% dessas companhias têm utilizado a tecnologia para promover essa questão. 

Outros desafios da transformação digital no Brasil são:

  • orçamento: já que, para realizar uma transformação digital completa, é preciso investir muito. Porém, também é preciso considerar que o retorno é bastante atraente, mas acontecerá de médio a longo prazo;
  • falta de conhecimento: muitas empresas ainda não colocam a experiência do cliente em primeiro lugar. Logo, não têm interesse em desenvolver soluções para ele. Outras delas ainda não entenderam a real importância de proteger a segurança de suas informações, um aspecto fundamental dessa transformação.

o que é transformação digital

Crédito: EDX

Quais são as perspectivas da transformação digital no Brasil? 

Segundo o estudo da SAP Digital Transformation Executive, quase 60% das companhias brasileiras estão implementando soluções tecnológicas para aumentar o seu faturamento entre 5,1% e 10%.

Esse dado demonstra que há uma mudança de mindset por parte dos empresários, que estão enxergando, cada vez mais, a importância de abraçarem a tecnologia em seus processos. Entretanto, ainda há um caminho a ser percorrido. 

De acordo com levantamento recente, 6% das companhias brasileiras são consideradas líderes digitais. Porém, é preciso considerar que em todo o mundo esse índice é 5%. 

Dessa forma, é possível concluir que mesmo que a jornada ainda seja longa, o Brasil é destaque nesse setor, certo? Não é à toa que o país apresenta vários cases de transformação digital. Quer conhecer alguns deles? É só seguir com sua leitura! 

Cases de transformação digital no Brasil

Confira agora alguns cases de transformação digital no Brasil.

1. Magazine Luiza

Com 60% de crescimento digital registrado em 2018, o Magazine Luiza é, sem dúvida alguma, um grande case de sucesso. Atualmente, quase 40% de sua receita vem da Internet. 

A mudança digital ganhou força em 2014, quando a companhia implementou uma série de microsserviços digitais. 

Para isso, desenvolveu um aplicativo que realiza cálculo de frete e também tem uma ferramenta exclusiva para pagamentos, entre outras. Isso tudo resultou em muito mais agilidade em seus processos.

Já em 2015, as lojas físicas do Magazine Luiza foram digitalizadas. Para isso, utilizou recursos tecnológicos para diminuir questões importantes, como o tempo médio de uma venda. 

2. Coca-Cola Brasil

Em 2017 a Coca-Cola Brasil decidiu implementar mudanças para assim, acompanhar a evolução digital. Isso porque a empresa percebeu que o consumidor atual não é mais passivo, ele quer viver experiências completas. Logo, nem um ano depois dessa decisão, a organização já contava com modificações significativas.

A aposta e a adesão da Coca-Cola em relação à transformação digital foram tão grandes que a empresa criou uma área para cuidar só desse assunto. 

O objetivo é que, por meio da análise de dados e da interação com os consumidores, sejam elaboradas decisões estratégicas que se alinhem a essas mudanças. 

3. Havan 

Outro case de transformação digital no Brasil é a Havan. Com o foco na experiência do consumidor, a Havan busca elevá-la utilizando inovações tecnológicas. 

Antenada, a empresa também se preocupa com a segurança de suas transações. Para valorizar essa questão, começou a utilizar a solução de biometria facial da Acesso Digital

O resultado foi surpreendente, pois esse recurso ajudou a detectar uma série de tentativas de fraude de identidade. Desse modo, evitou prejuízos financeiros significativos. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo.

4. DMCard

A DMCard é, hoje, uma das principais administradoras de cartões de crédito de marca própria no país. Conforme a empresa foi crescendo, o número de golpes relacionados a roubo de identidade também aumentou. 

Desse modo, para reverter esse cenário, pesquisou sobre o assunto e identificou a solução de reconhecimento facial como uma ótima alternativa. 

Testou as soluções de diversos players, mas foi o Acesso Bio, da Acesso Digital, que mostrou os melhores resultados no combate a roubos. Não é preciso nem dizer que a empresa ficou muito satisfeita com essa decisão, certo? Afinal, a DMCard se deparou com qualidade e facilidade

Quer ser antenada, acompanhar a transformação digital no Brasil e proteger sua empresa de tentativas de fraude? Então, faça como Havan e DMCard: utilize o Acesso Bio! Para saber mais, basta entrar em contato neste link.

Crédito da foto de capa: SYSPRO

Artigos relacionados