voltar Voltar
  • Bancos
  • Tecnologia

Transformação digital nos bancos: conheça seus principais desafios, benefícios e exemplos

rafaella.melani
  • 25 de março de 2020
  • 4 min de leitura

A evolução da Internet e dos avanços tecnológicos, aliados ao novo comportamento do consumidor, jogaram luz a novos projetos e caminhos. A transformação digital nos bancos, inegavelmente, foi um deles.

Nesse sentido, até as instituições financeiras mais tradicionais, como é o caso do Itaú Unibanco, estão direcionando seus esforços para acompanhar essas mudanças, como mostram as palavras do ex-CEO da instituição, Roberto Setubal:

“Vamos nos reinventar, nos adaptar.” 

Nesse contexto, a transformação digital nos bancos não está acontecendo só no mercado brasileiro, mas no mundo todo, como mostra uma pesquisa feita pela Deloitte com consumidores de 17 países.  

Segunda ela, os sistemas bancários e o comportamento dos usuários refletem as expectativas de suas regiões e de seus mercados. No entanto, há um ponto forte em comum: o da adesão a novas tecnologias, por exemplo. Afinal, 84% desses entrevistados afirmaram utilizar serviços bancários online e 72% disseram usar o celular, ou outro dispositivo móvel, para realizar suas transações. 

A digitalização é um processo fundamental nesse cenário. A Avoka, por exemplo, um provedor americano de negócios digitais, realizou uma profunda pesquisa sobre a capacidade das instituições financeiras americanas, australianas e europeias em conquistar clientes de modo digital. 

De acordo com as informações deste levantamento, em 2018, um terço desses bancos já estava apto a oferecer aos seus clientes diversos produtos por meio de suas plataformas digitais em dispositivos móveis. 

Tais dados demonstram que alguns dos principais bancos mundiais já veem a importância de contar com uma boa presença online. Porém, para 75% das instituições, os desafios da transformação digital ainda são gigantes. Logo, muitas delas ainda têm problemas em oferecer uma boa experiência online para seus clientes.

Só para você ter uma ideia, a taxa de abandono entre os usuários que tentam abrir uma conta digital nesses bancos é de 90%. Desse modo, é possível concluir que há uma urgência enorme para que essas instituições invistam em transformação digital para evitar que casos semelhantes se repitam. 

Para saber mais sobre a transformação digital nos bancos brasileiros, entender melhor seus desafios e conhecer exemplos de transformação digital, basta seguir com sua leitura!

Principais desafios da transformação digital nos bancos

Os principais desafios da transformação digital nos bancos são:

  • alta concorrência: já que os bancos digitais e as fintechs, por apresentarem taxas mais atrativas e menos burocracia, estão conquistando muitos clientes. Logo, as instituições financeiras tradicionais estão perdendo espaço; 
  • falta de cultura digital: a digitalização exige que seja criada uma cultura digital. No entanto, geralmente, os gestores de diferentes áreas não apresentam um consenso sobre o que precisa ser feito. Desse modo, projetos de transformação digital não são implementados com a frequência que deveriam;
  • problemas estruturais: para acontecer uma completa transformação digital nos bancos brasileiros, eles, além de um excelente time de TI, precisam ter a infraestrutura necessária para manter os sistemas em bom funcionamento. Porém, devido à elevada quantidade de acessos, muitos bancos ainda não apresentam a estrutura necessária para garantir bons acessos. 

Benefícios da transformação digital nos bancos brasileiros

A transformação digital nos bancos brasileiros, como já visto acima, conta com desafios. No entanto, algumas instituições já estão apresentando diferenciais para se destacarem. 

Confira agora quais são os benefícios que eles estão trazendo para o mercado e exemplos de transformação digital corporativa e bancária.

1. Melhora no atendimento ao cliente

Muitos bancos, como o Banco do Brasil, migraram seus serviços offline para o atendimento online por meio de aplicativos. 

Desse modo, os processos estão mais ágeis. Além disso, o atendimento online valoriza a comodidade do cliente, que não precisa se deslocar para ir até o estabelecimento.

desafios da transformação digital

2. Menos burocracia e taxas mais baratas

Uma reclamação constante entre os consumidores bancários é a elevada burocracia em realizar transações simples, como a de abertura de uma conta. 

Nesse contexto, o Nubank se destacou, ao eliminar a necessidade do envio de cópias de documentos e outros comprovantes para abrir uma conta. Além disso, a empresa não cobra pela anuidade do cartão, duas características essenciais para uma boa transformação digital corporativa, não é mesmo?

3. Adoção de novas tecnologias

O cliente atual quer simplicidade e agilidade em seus processos. Logo, para atender bem a eles, os bancos que oferecem plataformas completas sairão na frente da concorrência. 

O Guia Bolso, por exemplo, conta com ferramentas excelentes que oferecem aos seus consumidores diversas funcionalidades, como o acompanhamento financeiro. 

4. Processos mais transparentes

O acesso às contas por meio de aplicativos demanda um nível de transparência muito maior das instituições financeiras. 

Desse modo, os bancos que garantem esse fator geram mais confiança entre seus usuários. 

Outros exemplos de transformação digital nos bancos

  • Banco Votorantim: que definiu um monitoramento contínuo de todos os seus sistemas digitais para impedir que eles sofram qualquer tipo de problema e, assim, não prejudiquem o acesso de seus clientes. Além disso, a instituição está testando novos produtos financeiros digitais e agora conta com um site responsivo. 
  • Banco Original: inovou o processo de abertura de contas ao aderir à digitalização. Logo, esse processo está bem mais ágil. 

Para saber mais sobre a relação da tecnologia com a evolução e a transformação digital nos bancos, indicamos que assista ao vídeo abaixo:

Como você pode perceber ao longo deste post, é preciso se adaptar e investir para acompanhar toda essa evolução. Nesse contexto, contar com parcerias inteligentes que valorizem essa jornada, pode fazer toda a diferença. 

É por isso que você precisa conhecer a Acesso Digital, uma empresa inovadora que, por meio do Acesso Bio, uma solução tecnológica de reconhecimento facial, promove a segurança ao validar, de maneira assertiva, a identidade das pessoas. 

Não deixe a segurança de seu negócio em segundo plano! Clique aqui e saiba mais sobre o Acesso Bio!

Artigos relacionados