voltar Voltar
  • Tecnologia
  • Varejo

Segurança no varejo: como a tecnologia de reconhecimento facial está inovando a concessão de crédito

rafaella.melani
  • 2 de março de 2020
  • 4 min de leitura

Cada vez mais, o reconhecimento facial está se tornando uma solução importante para a segurança no varejo. Essa tecnologia ajuda a resolver um dos maiores problemas da área: a autenticação de identidades no momento de solicitação de crédito.

Com a biometria facial, é possível identificar e autenticar usuários para evitar fraude nas operações. Essa ferramenta adicional de proteção está sendo usada por empresas de vários setores, como bancos, adquirentes, marketplaces e varejistas.

Se você quer saber como o reconhecimento facial contribui para a segurança no varejo, continue lendo este artigo!

Por que o reconhecimento facial pode ajudar na segurança no varejo?

Uma das áreas em que o reconhecimento facial pode contribuir para a segurança no varejo é a concessão de crédito. Como ela é responsável por uma parcela significativa das vendas, é necessário que as empresas fiquem atentas aos variados riscos que a prestação desse serviço pode trazer e quais soluções podem ser adotadas na estrutura do varejo para preveni-los.

Somente no primeiro semestre de 2017, foram contabilizadas mais de 782 mil tentativas de o roubo de identidade no Brasil. Para o setor varejista, esse número é particularmente expressivo, uma vez que as fraudes são identificadas principalmente em situações de:

  1. Emissão de cartão de crédito e private label (cartão de loja);
  2. Emissão de crediário;
  3. Compra de eletrônicos, onde os celulares se destacam nesse grupo.

Além disso, em muitos casos, os pedidos de cartões no varejo são utilizados para realização de compras de alto valor, como os eletrônicos, novamente com grande destaque para celulares. Dessa forma, o segmento acaba entrando para as estatísticas nos três casos.

Também é importante levar em conta que os prejuízos não se resumem à obtenção de um produto pelo qual a empresa não receberá o pagamento. Também são geradas despesas para reverter a fraude, processos jurídicos custosos, além do comprometimento da reputação da empresa, afastando novos e antigos clientes que se sentirão inseguros em utilizar os serviços.

Com o reconhecimento facial, a concessão de crédito e a emissão de cartões e private label se tornam muito mais seguras. Isso acontece porque é possível identificar com muito mais precisão a identidade do cliente, diminuindo os riscos de fraude e a inadimplência e garantindo a segurança da informação desses consumidores.

Reconhecimento facial contra a inadimplência: case real

Entre os cases de sucesso da empresa, o da Havan se destaca. Por meio de uma parceria, a Acesso Digital ajudou a empresa identificar 800 casos suspeitos em apenas 3 meses. Se as vendas tivessem se concretizado, a Havan poderia ter tido uma perda financeira de R$ 250 mil, além de custos relacionados a processos jurídicos.

Para saber mais sobre este case, basta assistir ao vídeo abaixo.

Quais são os benefícios do reconhecimento facial no varejo?

O uso do reconhecimento facial pode ajudar e muito a aumentar a segurança no varejo. Conheça alguns dos benefícios que essa tecnologia pode trazer para o seu negócio.

Mais flexibilidade

A tecnologia de reconhecimento facial é compatível tanto com o ambiente de desktop quanto com mobile web based. Ou seja, o cadastro e a autenticação podem ser feitos em um ponto físico, pelo computador, ou através de aparelhos portáteis, como tablets e celulares.

Dessa forma, elimina-se a necessidade de o consumidor ir até o balcão fazer a ficha para concessão de crédito, bem como a de ter um espaço exclusivo para esse tipo de serviço. Os vendedores podem fazer o cadastro do cliente em qualquer ambiente na loja.

Mais segurança

Com uma assertividade acima de 99%, o reconhecimento facial evita o risco de negar crédito a um bom cliente e ainda impede que uma pessoa se passe por outra utilizando documentos falsos.

Para isso, basta uma foto do rosto do cliente, que será confrontada com o banco de imagens do sistema de biometria facial. O sistema vai cruzar os dados em busca dos padrões registrados para verificar sua autenticidade e as informações do consumidor são enviadas para a empresa tomar a decisão mais adequada, ou seja, aprovar ou negar a venda.

Melhor investimento de recursos

Além de aumentar a segurança no varejo, o reconhecimento facial também garante um retorno sobre investimento significativo. Isso porque se evitam perdas financeiras decorrentes da inadimplência por fraude e dos possíveis processos judiciais relacionados.

Além disso, garante-se uma maior conversão das vendas e um aumento no número de beneficiários que um sistema mais ágil e seguro pode propiciar para a estrutura do varejo.

Como funciona o reconhecimento facial no varejo?

Agora que já entendemos melhor como o reconhecimento facial pode contribuir para a segurança no varejo, vamos conhecer mais sobre como funciona essa tecnologia.

O cadastro do cliente no sistema da loja é feito normalmente. São colhidos os seus dados pessoais, os documentos são digitalizados para registro, e então, junto ao cadastro, é incluída uma foto do rosto do consumidor, que será enviada a um sistema de reconhecimento facial.

A tecnologia fará a leitura detalhada dos padrões do rosto da pessoa e codificará essas informações em uma sequência numérica digital criptografada. A sequência é anexada às suas informações pessoais, gerando uma espécie de “identidade facial”.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Leia também: O que é o Reconhecimento Facial e como ele é importante para a segurança digital

Se você se interessou pela biometria facial e em como ela pode contribuir para a segurança no varejo, conheça mais sobre a solução criada pela Acesso Digital! O AcessoBio é uma solução simples e acessível de autenticação por reconhecimento facial, cujo objetivo é proteger o nome dos brasileiros e facilitar suas relações com as empresas.

Só em 2019, essa tecnologia promoveu uma economia de mais de R$ 92 milhões para sua carteira de clientes. Para completar, a empresa apresenta o melhor score biométrico do mercado em termos de validação e autenticação de identidades. Entre em contato e conheça mais sobre essa solução!

Artigos relacionados