voltar Voltar
  • Aplicativos
  • E-commerce
  • Varejo

Reconhecimento facial: como a Acesso Digital utiliza essa tecnologia para autenticação de pessoas

admin-blog-bio
  • 18 de março de 2019
  • 3 min de leitura

Há mais de 10 anos no mercado, a Acesso Digital é uma empresa de tecnologia que iniciou suas atividades com uma solução de digitalização de documentos: o Safe-Doc.

Por meio desse produto, a Acesso se consolidou no mercado, conquistando grandes clientes e expandindo sua rede de contatos.

Passado o tempo, era hora de se reinventar

Atenta às necessidades do mercado, a Acesso enxergou uma oportunidade que beneficiaria não só a vida das empresas, mas também dos brasileiros.

Foi no reconhecimento facial que a empresa buscou uma forma de proteger não apenas os negócios das empresas, mas o que as pessoas têm de mais valioso: a identidade.

A necessidade que virou motivação

O desenvolvimento da tecnologia de reconhecimento facial na Acesso Digital foi pensado a partir do pedido de um cliente do segmento de varejo que, naquela época, enfrentava um problema bem específico.

Sua maior dor era conceder crediário para as pessoas que compravam em sua loja, mas que, no fim das contas, não pagavam, e apenas a verificação em motores de crédito não era suficiente para garantir se o consumidor pagaria. Por isso, ele precisava de mais informações que auxiliassem na sua tomada de decisão.

Muitas vezes, apareciam consumidores insatisfeitos, alegando o recebimento de cobranças indevidas e a negativação do seu CPF por uma compra que não haviam feito. Foi então que o cliente percebeu: ele estava sendo vítima da ação de pessoas que, com documentos falsos, adulterados ou roubados estavam se passando por outras.

Essa situação gerava desconforto para o consumidor, que passava pelo constrangimento de ter seu CPF negativado e seu poder de compra diminuído, sem mencionar as dificuldades burocráticas para resolver a situação.

E também para o empreendedor, que perdia vendas e aumentava seus gastos, uma vez que algumas pessoas acabavam abrindo processos jurídicos pela inclusão indevida em órgãos de proteção ao crédito.

O AcessoBio

Todas as pessoas possuem características exclusivas e traços referenciais padronizáveis no rosto.

O que o reconhecimento facial faz é registrar, codificar e identificar esses padrões de forma automatizada. Você pode saber mais aqui

Por isso, o AcessoBio foi criado para autenticar a identidade das pessoas a partir da captura de uma foto de seu rosto.

Funcionamento do Produto

O AcessoBio é um dos produtos da Acesso Digital por meio do qual é possível coletar a imagem fotográfica facial e informações cadastrais de pessoas físicas, mediante o seu prévio consentimento.

Apenas após esta etapa, as informações serão armazenadas em nossa base de dados para que funcionem como um insumo para proporcionar maior assertividade da ferramenta.

Esse armazenamento acontece para fins de comparação com os demais registros coletados anteriormente. Fazendo esse cruzamento, é gerado um score de autenticação biométrica, que fornece informações relevantes para a tomada de decisão dos clientes dos diversos segmentos atendidos.

Propósito, respeito e inovação

Todos os dias, a Acesso Digital trabalha para fornecer soluções tecnológicas capazes de otimizar a vida dos cidadãos brasileiros e proporcionar-lhes maior proteção da sua identidade, preservando-se a privacidade dos indivíduos, segurança da informação e disposições normativas vigentes, promovendo a inovação em prol da coletividade.

Os usuários são incluídos no banco de dados da Acesso quando realizam um cadastro com um dos clientes, e nesse momento de registro, autorizam a utilização de seus dados para validação das informações.

O consumidor pode solicitar a retirada de suas informações da base de dados quando desejar. Esse fluxo está previsto no contrato entre o cliente e consumidores finais.

O AcessoBio ressalta que segue as determinações do Marco Civil da internet e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Todas as informações prestadas pelos usuários são mantidas de forma segura e criptografada.

Quer saber mais? Acesse o site ou entre em contato com um de nossos especialistas pelo e-mail: comercial@acessodigital.com.br

Artigos relacionados