• Aplicativos
  • Bancos
  • Destaques
  • E-commerce
  • Financeira
  • Fintech
  • Tecnologia
  • Varejo

O que é OCR (Optical Character Recognition): qual é a importância dessa tecnologia? 

rafaella.melani
  • 28 de fevereiro de 2020
  • 4 min de leitura

Saber o que é que OCR (Optical Character Recognition) é uma estratégia fundamental para todo gestor de sucesso. Afinal, o Reconhecimento Ótico de Caracteres, popularmente conhecido como OCR (sigla do termo em inglês Optical Character Recognition) é uma tecnologia poderosa que pode impulsionar negócios e revolucionar o modo como as empresas armazenam e empregam suas informações. 

Esse recurso conta com diversas funções e, quando combinado com outras tecnologias, tem seus benefícios potencializados.  

Se você pensa que se trata de uma ferramenta complexa, está muito enganado. Afinal, uma das principais características desse recurso é a simplicidade. Isso porque, por meio dela, é possível agregar informações presentes em bancos de dados com outras e, logo, solucionar questões de diversos gêneros. Detalhe: tudo isso pode ser feito somente com um clique. 

Quer entender melhor o que é OCR (Optical Character Recognition), compreender sua importância e conhecer suas vantagens? É só ler este post até o fim. Boa leitura! 

Afinal, o que é OCR (Optical Character Recognition)?

O OCR (Optical Character Recognition) nada mais é do que uma tecnologia que identifica caracteres a partir de um documento e os converte em um arquivo editável. 

Ou seja, por meio dessa ferramenta, é possível transformar vários tipos de conteúdo, como documentos escaneados, textos em PDF, faturas, contratos e imagens em dados eletrônicos editáveis. 

Por meio do OCR, também é possível realizar procedimentos biométricos como o reconhecimento facial.

Agora que você já sabe o que é OCR (Optical Character Recognition), deve estar se perguntando de que forma ele é feito, não é mesmo? Continue lendo e descubra!

O que é OCR (Optical Character Recognition) e como ele é feito? 

Para realizar a leitura automatizada dos documentos, o OCR acontece por meio de três etapas. São elas: 

1. Pré-processamento

Durante essa etapa, os aspectos gerais de uma imagem são identificados e suas características não compostas por caracteres, ou seja, por texto, são convertidas em imagem binária. 

2. Reconhecimento

Nessa fase, o reconhecimento de caracteres pode ser realizado por meio de diferentes abordagens e técnicas. Uma delas compara os caracteres com uma base de símbolos pré-existente. Logo, os padrões desse processo são identificados e, assim, o reconhecimento de padrões acontece. 

A outra técnica se baseia na extração de diferentes aspectos do texto (como volume, linhas e curvas). Em seguida, essas características são identificadas e comparadas com outras. 

3. Tratamento

Essa última etapa só acontece depois da identificação e obtenção dos caracteres legíveis da imagem. 

Assim, seguindo um padrão lógico, a tecnologia OCR compara esses dados com uma base de palavras que funcione dentro desse contexto. Desse modo, a ferramenta realiza um processo de identificação e, em seguida, confirma as informações coletadas. 

Quer ficar bem-informado? Então, não deixe de ler: “O que muda com a LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados)?” 

Como funciona, na prática, o OCR?

Para o OCR operar, é preciso contar com um dispositivo que consiga identificar caracteres e, assim, prepará-los para sua edição. Isso pode ser feito por meio de um scanner, de uma máquina fotográfica e, até mesmo, via smartphone.  

Feito isso, acontece a digitalização da imagem, que ocorre por um meio de um processo binário baseado na mensuração dos campos claros e escuros. De forma simples, isso significa que as áreas em preto serão identificadas como caracteres, enquanto as brancas serão consideradas como fundo. 

Vale destacar que softwares mais robustos conseguem também identificar e utilizar imagens coloridas. 

o que é ocr

Crédito: Unsplash 

Entendeu o que é OCR (Optical Character Recognition), compreendeu de que maneiras esse software trabalha, mas não sabe por que essa tecnologia é importante? Então, confira mais detalhes, a seguir. 

Entenda a importância do OCR

Sem a tecnologia OCR, o processo de identificação e leitura de caracteres, ou seja, do texto, pode representar uma barreira no dia a dia de uma empresa. Afinal, há diversos tipos de documentos que apresentam as mais variadas fontes. 

Nesse quadro, o reconhecimento ótico de caracteres surge como uma ferramenta essencial, pois realiza a leitura do texto de forma simplificada e ágil, traduzindo a imagem em caracteres passíveis de serem lidos pelo computador. 

Adotar esse recurso é uma estratégia crucial para toda empresa que deseja aperfeiçoar seus processos de identificação e validação das informações de modo automatizado. 

o que é reconhecimento ótico de caracteres

Crédito: Unsplash

Depois de saber o que é reconhecimento ótico de caracteres e conhecer a relevância dessa ferramenta, está na hora de conhecer mais vantagens dessa tecnologia. 

Vantagens do OCR 

A esta altura, você já compreendeu bem o que é OCR (Optical Character Recognition) e pôde perceber que abraçar essa tecnologia promove a agilidade nas tarefas cotidianas de sua empresa, certo? Então, para ficar mais por dentro do assunto, elencamos outras vantagens detalhadas em utilizar esse recurso. São elas:

  • mais facilidade em atualizar dados, uma vez que as informações estão em formato digital;
  • a diminuição e economia do uso de papel;
  • mais rapidez na hora da pesquisa, pois uma busca feita em um arquivo digitalizado acontece de forma mais rápida que a realizada em um documento físico;
  • mais facilidade para compartilhar um documento;
  • melhora na eficiência, afinal, sem um grande número de arquivos físicos, os processos dentro de uma empresa acontecem de maneira mais ágil;
  • promoção da inclusão social. Isso porque essa tecnologia permite que o computador leia em voz alta as palavras na tela, facilitando a compreensão e, logo, o trabalho de pessoas com deficiências visuais. 

O que é OCR (Optical Optical Character Recognition): conclusão 

Neste post, você entendeu o que é reconhecimento ótico de caracteres e compreendeu como essa ferramenta pode tornar o seu a dia mais simples, não é mesmo? 

A Acesso Digital também tem essa proposta de facilitar a rotina das empresas por meio de soluções seguras e inteligentes, como a autenticação biométrica, onboarding digital e paperless. 

Nesse contexto, conta com uma tecnologia avançada de reconhecimento facial, protegendo a identidade e simplificando as relações entre pessoas e empresas. Quer saber mais sobre o tema? Basta clicar aqui.

Crédito da foto de capa: Check Hub

 

Artigos relacionados