voltar Voltar
  • Aplicativos
  • Bancos
  • E-commerce
  • Financeira
  • Fintech
  • Varejo

O que é biometria facial? Por que esta tecnologia está revolucionando o mercado antifraude? 

admin-blog-bio
  • 23 de janeiro de 2020
  • 4 min de leitura

Alguns gestores creem que implementar a biometria facial é um processo difícil que está na pauta apenas de grandes empresas. Você é um deles? Então, é melhor rever os seus conceitos, porque essa tecnologia já faz parte do dia a dia de muitas companhias e conta com vantagens relevantes.

Para você ter uma ideia, o mercado de biometria está em franca expansão. Estima-se que esse segmento movimente cerca de US$ 30 bilhões até 2021. Outro dado importante foi divulgado pela Spiceworks, que informou que 62% das organizações já pensam em adotar a autenticação biométrica em sua rotina e que 24% planejam inserir essa tecnologia nos próximos dois anos. 

No Brasil, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Igarapé, a quantidade de empresas que utiliza recursos de biometria facial  também está aumentando. Afinal, atualmente, tecnologias desse gênero já são usadas em 37 cidades no país sendo que, grande parte delas, foi implementada entre 2018 e 2019. 

Diante de todos esses dados, dá para concluir que abraçar essa tecnologia é uma tendência em alta, não é mesmo? 

Nesse contexto, talvez você esteja se perguntando o que é biometria facial e quais as vantagens que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio. Para saber tudo isso, basta ler este post até o fim. Boa leitura! 

O que é biometria facial?

A biometria facial é uma tecnologia que identifica e realiza a autenticação das pessoas. Para isso acontecer, um sistema verifica, analisa e compara as características faciais. 

Isso tudo acontece em um ambiente virtual por meio de algoritmos matemáticos que rastreiam todos os aspectos do rosto do indivíduo, como o formato dos olhos, a posição do nariz e outras características físicas. 

Assim, por meio desses algoritmos e de um software, toda essa análise é registrada e criptografada em um banco de dados. Isso funciona como se fosse um quebra-cabeça. Ou seja: a imagem facial é registrada, detectada, analisada, armazenada e, assim, pode ser identificada.  

Agora você já sabe o que é biometria facial, certo? Então, continue lendo para descobrir que vantagens essa tecnologia oferece à sua organização. 

o que é biometria facial

Crédito: E Insight

Confira também : “3 situações que as inovações do reconhecimento facial vão simplificar!”

Quais as vantagens da biometria facial?

Ciente do que é biometria facial, entender quais as vantagens que essa tecnologia apresenta é fundamental para compreender a viabilidade desse recurso. Conheça agora algumas delas. 

1. Reduz custos

O controle feito de maneira mecânica está suscetível a falhas, entre elas estão a baixa capacidade de atendimento e as filas intermináveis. Esses fatos, além de mancharem a reputação de seu negócio, podem gerar perda de receita. 

Nesse cenário, contar com uma boa solução tecnológica que automatize esse processo faz toda a diferença. Afinal, um recurso desse gênero promove a agilidade operacional e, logo, contribui para a redução de custos.

2. Aumenta a segurança

Como a biometria facial conta com uma tecnologia avançada e assertiva, com um índice de acerto de identificação de quase 100%, as tentativas de burlar o sistema são bastante minimizadas. Logo, a segurança é otimizada. 

3. Diminui os riscos de fraudes

Companhias que trabalham com muitos dados, principalmente as que atuam na área financeira, frequentemente, sofrem tentativas de invasão e outros tipos de fraudes. Nesse quadro, a fraude de identidade é uma das que se destacam. 

Dessa forma, fazer uso da biometria facial representa uma grande vantagem, pois essa tecnologia garante a veracidade da identidade. Logo, minimiza os riscos de fraudes desse gênero. 

4. Simplifica os processos

As ferramentas de biometria facial contam com uma tecnologia elevada que promove a simplicidade dos processos da sua empresa. Isso porque ela pode ser facilmente integrada a outros softwares de segurança. 

Para completar, programar esses recursos não apresenta dificuldades. Sendo assim, além de não precisar investir em integração, o dia a dia de sua companhia se torna mais ágil. 

5. Melhora a experiência do cliente

Diante de um mercado competitivo, apresentar soluções inovadoras para melhorar a experiência do cliente representa um benefício significativo. 

Nesse contexto, a biometria facial também ganha destaque. Isso porque, por meio dela, é possível oferecer promoções personalizadas para a sua audiência, melhorar a sua experiência e, assim, conquistá-la e fidelizá-la. 

o que é biometria facial

Crédito: RISMedia

O que é biometria facial: conclusão

Fácil entender o que é biometria facial, não é mesmo? Como você pôde perceber, adotar essa ferramenta é uma prática inteligente para toda a empresa que deseja garantir a segurança de seu negócio, proteger-se de fraudes e garantir a satisfação e a privacidade de seus clientes. 

Ficou interessado nessa solução, mas não sabe nem por onde começar? Para isso existe a Acesso Digital! Oferecendo uma tecnologia de fácil implantação, a solução Acesso Bio protege a identidade de seus clientes, garantindo a segurança e otimizando a confiabilidade de suas operações. 

Além de tudo isso, o Acesso Bio, só em 2019, promoveu uma economia de mais de R$ 92 milhões para sua carteira de clientes. Para completar, a empresa apresenta o melhor score biométrico do mercado em termos de validação e autenticação de identidades.

O processo de reconhecimento facial movido pelo Acesso Bio acontece de modo simplificado e intuitivo, da seguinte forma:

  • a foto é capturada com a pessoa ao vivo, evitando que outra faça uso de sua imagem;
  • a análise biométrica é realizada por meio da comparação de características no banco de dados;
  • é garantida a veracidade da captura do documento;
  • é feita uma análise comparativa a partir do documento, por meio da verificação da compatibilidade da foto e do CPF fornecidos. 

Vale ressaltar que tudo isso acontece de forma transparente e ética.

Além disso, o Acesso Bio pode prestigiar o seu negócio em outras esferas. Entre os cases de sucesso da empresa, o da Havan se destaca. Por meio de uma parceria, a Acesso Digital ajudou a empresa a evitar perdas significativas, diminuindo, também, os seus custos em relação a processos jurídicos. Para saber mais sobre isso, basta assistir ao vídeo abaixo. 

Ficou animado com essa solução, mas ainda tem dúvidas? Não tem problema! Clicando aqui, você envia a sua mensagem para um de nossos especialistas e, em breve, recebe sua resposta! 

Crédito da foto de capa: Interesting Engineering 

 

Artigos relacionados