• Bancos
  • Financeira
  • Fintech
  • Segurança da Informação

Background Check: o que é e qual a importância desse processo para as empresas

Camila Silva
  • 17 de setembro de 2020
  • 5 min de leitura

Hoje, a empresa que não se baseia em dados para a sua tomada de decisão certamente perde um diferencial competitivo. Afinal, por meio deles existe a possibilidade de conquistar resultados mais atrativos, bem como diminuir possíveis riscos nos processos. O Background Check é uma dessas estratégias que contribuem efetivamente para a análise de riscos. 

Também conhecida como checagem de antecedentes, permite uma maior segurança dos processos, trazendo ganhos também para as finanças do negócio. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre o significado desse conceito, além de ficar por dentro de como implementar essa estratégia. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Background Check? 

Seja qual for o produto a ser vendido, é fundamental contar com uma análise eficaz de riscos para garantir a segurança para a empresa. Essa estratégia contribui para melhor identificar e entender os impactos dos riscos financeiros para o negócio, além de verificar as lacunas de segurança existentes no processo de negociação. Permite, ainda, um aprimoramento na comunicação, além de melhorar as políticas de segurança – especialmente se comparada ao fechamento de contrato. 

Nesse sentido, o Background Check é um processo que visa trazer o máximo de informações possíveis sobre o cliente (ou sobre a empresa, em casos de negociações com a própria organização). 

A partir dessa ação, o negócio tem a oportunidade de: 

  • identificar e analisar problemas comerciais; 
  • verificar situações que impactam os resultados; 
  • contar com respaldo jurídico para fechar contratos mais efetivos; 
  • contribuir para o recrutamento de novos colaboradores;
  • credenciar novos clientes com o máximo de dados possíveis. 

Apesar de essa ser uma prática conhecida no compliance, ela é indicada para diversas outras áreas de uma empresa, justamente para trazer uma segurança mais precisa para os processos. 

Quais são as principais vantagens do Background Check? 

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Background Check, chegou o momento de conhecermos as principais vantagens que essa estratégia traz para a empresa. A seguir, selecionamos algumas delas. Confira!

Manutenção das operações no dia a dia

Conforme explicamos, é fundamental que a empresa conte com uma análise de crédito efetiva para garantir segurança das negociações. Como o Background Check é uma checagem de antecedentes, permite entender se aquele contrato pode ser firmado entre as partes, visando trazer os benefícios ao cliente e ainda garantir à empresa de que o compromisso honrado será efetuado pela pessoa. 

O número de fraudes no Brasil é crescente. Desde negócios online até instituições financeiras, criminosos agem com base nas brechas de segurança das empresas para conseguirem a compra de produtos ou fechar acordos que não cumprirão. De acordo com  uma pesquisa feita pelo Serasa, 7 em cada 10 empresas tiveram prejuízos na internet no ano de 2018. 

Nesse sentido, o processo de análise precisa ser mais rígido, além de o mercado de meios de pagamento precisar buscar continuamente por inovação para garantir soluções eficazes para as empresas. 

Evita a entrada de fraudadores na empresa

A LGPD já é uma realidade no país. Para se adaptar às principais diretrizes firmadas pela Lei, existe a necessidade de adotar mudanças nas operações da rotina de uma empresa, além de conscientizar os profissionais sobre a importância que isso traz para a credibilidade do negócio e também para a transmissão de segurança aos clientes. 

Apesar de precisar trazer mudanças para a rotina do negócio, essa Lei traz benefícios. A primeira delas está relacionada à organização e otimização dos dados, fundamental para a produtividade dos profissionais. Além disso, permitirá mais conscientização das pessoas no que diz respeito aos acessos, bem como a construção de relações mais transparentes entre a empresa e o público. 

Nesse sentido, é preciso buscar por alternativas que evitem a entrada de fraudadores no sistema. A checagem de nome e CPF é uma delas, mais um motivo que comprova a importância do Background Check para a empresa. 

É necessário ter atenção aos principais riscos de fraudes existentes, além de trazer soluções que tragam mais segurança aos clientes e à própria organização. Quando implementa o processo de Background Check, consequentemente tem a oportunidade de validar as consultas junto a órgãos competentes, como o CADICON, CADIRREG e TCU. 

Melhora a experiência do cliente

Estabelecer estratégias que aprimorem a experiência do cliente, além de ser um diferencial competitivo para a empresa, traz também credibilidade para a negociação, bem como reduz possíveis riscos relacionados ao relacionamento com o seu público. Outro ponto de destaque é a implementação de soluções mais ágeis, bem como a necessidade de aperfeiçoar o atendimento da equipe para trazer uma melhor satisfação de quem precisa de seu suporte.

Como o Background Check contribui nesse sentido? A cada novo cadastro, não há a necessidade de muita espera por parte da pessoa para que esse processo seja concluído, uma vez que a estratégia facilitará mais especificamente o onboarding dos novos clientes. Sempre que houver a necessidade de consultar essas informações, ferramentas disponibilizarão os dados necessários para o profissional, além de contribuir para a emissão de relatórios completos sobre o perfil de consumo. 

Consequentemente, ações mais estratégicas voltadas para o comportamento de seu público poderão ser elaboradas, o que aumenta inclusive as chances de obter melhores resultados e de alcançar as metas pré-estabelecidas no planejamento estratégico. 

Por fim, bons clientes serão aprovados com muito mais facilidade, sem a necessidade de passar por um longo processo de análise. 

Redução dos riscos internos

Ao abordarmos sobre os riscos existentes em uma organização, não podemos considerar apenas os externos. Existem situações que ocorrem no dia a dia da equipe que também poderão afetar os resultados. Colaboradores insatisfeitos, por exemplo, tendem a negligenciar suas atividades, o que ocasiona em erros e afeta diretamente o cliente. 

Para se ter ideia sobre a importância de adotar por estratégias que melhorem a rotina dos colaboradores, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ponemon Institute no ano de 2018, 64% dos ataques reportados foram causados por erros de profissionais ou terceirizados, enquanto 23% foram de causas criminosas e 13% de acesso às informações por meios ilicítios. 

Como o Background Chek visa conferir os antecedentes não apenas dos clientes como também dos colaboradores, essa é uma alternativa para verificar se as pessoas às quais concede acesso aos dados e informações da empresa de fato são confiáveis. 

Como implementar o Background Check? 

Conforme vimos, o Background Check traz muitos ganhos para a empresa que o adota. No entanto, uma dúvida comum está relacionada ao modo como implementar em seu negócio. 

Faça um levanto das informações

O primeiro passo é fazer o levantamento de informações. Ou seja, se certificar de quais são os dados necessários que trarão a segurança para a sua empresa e que permitirá uma análise de crédito mais precisa. Mais uma vez, preocupe-se com a LGPD para coletar essas informações, justamente pela necessidade de informar a pessoa de que precisará desses dados para as devidas análises. 

Desenvolva um perfil de risco do seu cliente

Outro ponto importante está relacionado à etapa de desenvolver um perfil de risco do cliente. Da mesma forma que o entendimento de seu público contribui para que você defina ações mais eficazes e que trarão um número maior de vendas, o conhecimento sobre a pessoa não indicada para a organização também é importante para a redução dos riscos. 

Adote soluções tecnológicas

Preocupe-se, ainda, em adotar por soluções tecnológicas que auxiliem no processo de análise de crédito. Hoje, há ferramentas com recursos inovadores que permitem uma redução do tempo de espera do cliente e ainda aumenta a produtividade de todo o time. 

Avalie as informações

Quando todas essas etapas forem seguidas, chegou o momento de avaliar as informações. Inclusive, essa é uma das fases mais importantes do Background Check, justamente por trazer em prática as ações de análise de dados e também avaliar se o cliente é adequado ou não para fechar contrato com o seu negócio. 

Neste conteúdo, você pôde entender o que é Background Check, qual é a sua importância, além de conferir dicas práticas de como implementá-lo. Em uma empresa, conforme vimos, é fundamental buscar por ações que tragam segurança para a organização. Além de reduzir os riscos financeiros, transmite credibilidade e contribui para uma experiência do cliente mais positiva.

As soluções de análise de crédito são muito importantes para a empresa. Hoje, o reconhecimento facial é uma importante estratégia para que o negócio possa se destacar competitivamente nesse sentido. Deseja conhecer um pouco mais? Confira os diferenciais da AcessoBio!

Artigos relacionados