• Aplicativos
  • E-commerce
  • Varejo

Audiência Pública sobre reconhecimento facial é realizada em Brasília

admin-blog-bio
  • 23 de abril de 2019
  • 2 min de leitura

Na última semana, o Ministério Público (MP) realizou uma audiência pública para discutir sobre o uso da tecnologia de reconhecimento facial, seus riscos e oportunidades – você pode assistir aqui. O objetivo foi o de promover um debate popular entre sociedade civil, academia, órgãos públicos e empresas privadas para auxiliar o MP na tomada de decisões referentes ao tema.

A Acesso Digital participou do debate e Diego Martins, nosso CEO, foi convidado para compor a mesa e expor suas opiniões sobre o assunto.

Quer saber mais? Continue lendo o artigo.

O que é uma audiência pública

Uma audiência pública é uma reunião entre atores da sociedade civil para debater e promover a participação popular para coleta de informações sobre determinada temática, a fim de nortear e auxiliar a criação de regulamentações, políticas públicas, projetos de lei, solução de problemas que afetam o setor público, entre outras finalidades.

Audiência Pública e Reconhecimento Facial

Em 2018, o Ministério Público começou a olhar para o tema de forma a entender sobre o uso das ferramentas de reconhecimento facial pelo meio público e privado aqui no Brasil. Dessa maneira, levantou-se a discussão da necessidade de uma legislação específica para fiscalizar a atuação dessas empresas, principalmente no que tange à privacidade de dados pessoais dos consumidores.

Por que a Acesso Digital participou da audiência?

A Acesso Digital foi convidada por acreditar na capacidade positiva da tecnologia e por desenvolver uma solução de reconhecimento facial para autenticação de identidades, comercializando a ferramenta para diversos segmentos.

 

“Estamos numa terceira revolução tecnológica: a primeira foi a internet, a segunda foram os smartphones e a terceira, o reconhecimento facial, que mudará tudo daqui para frente.” (Diego Martins, Fundador e CEO da Acesso Digital)

 

Além disso, desde o início dos questionamentos pelo Ministério Público, a Acesso Digital se prontificou a oferecer todas as informações necessárias para o melhor deslinde do trabalho, assim como para esclarecimento do efetivo uso e benefícios da tecnologia.

Qual o papel da Acesso Digital no fortalecimento do debate?

Segundo Daniela Oliveira, Head de Product Compliance da Acesso Digital, “em razão da nossa experiência no uso dessa tecnologia, acredito que temos a obrigação de compartilhar conhecimentos para que esse tipo de debate seja mais enriquecedor, de modo a contribuir com a evolução tecnológica na sociedade.”

Ademais, ela acredita na importância da existência de uma pessoa ou até mesmo um time direcionado para o fomento dessas discussões. Por ser um assunto novo, complexo e denso, pessoas focadas no assunto e que tenham boas leituras dos cenários internos e externos da empresa, que possam equilibrar nossos interesses com os da sociedade, é de suma relevância.

Artigos relacionados